Estudantes do Campus Cacoal aprovam estatuto de criação do grêmio estudantil

Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2023, 12h49 | Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2023, 12h49 | Acessos: 389

Grêmio Cacoal

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, aprovaram o estatuto de criação do Grêmio Estudantil e lançaram convocatória para a eleição de sua primeira diretoria. A assembleia de estudantes do ensino técnico integrado ao médio foi no último dia 16 de novembro, no Auditório do campus, no período de 7h30 até as 12 horas. Eles debateram e aprovaram o Estatuto do Grêmio Livre dos Estudantes.

Participaram ativamente dos debates quase 80 estudantes das turmas dos Cursos Técnicos em Agroecologia, em Agropecuária e em Informática. O Estatuto foi aprovado por unanimidade e também, neste dia, se aprovou para o dia 22 de novembro a data para realização junto à comunidade estudantil do ensino técnico integrado da eleição da primeira diretoria do grêmio, que terá mandato de um ano. A criação de Grêmios Estudantis é um direito assegurado pela Lei 7.398, de 4 de novembro de 1985, essa lei é um dos marcos institucionais que consagraram o fim da ditadura civil-militar que houve no Brasil e assinalou a vitória do movimento estudantil que havia sido duramente reprimido e tutelado naquele período da história nacional.

A lei estabelece como direito inalienável dos estudantes a sua livre organização nas unidades escolares. A criação do Grêmio Livre do Campus Cacoal é iniciativa de um grupo de estudantes dos primeiros e segundos anos e contou com o apoio de alunos líderes no terceiro ano, que se envolveram nesse projeto, apesar de já estarem se formando. Eles decidiram ajudar a iniciativa inovadora no campus, pois nos 10 anos de funcionamento do IFRO Campus Cacoal ainda não havia sido implementado o órgão de defesa dos interesses discentes.

Para a Diretora de Ensino, Ágatha Christie de Souza Zemke, essa iniciativa dos estudantes é um marco histórico para o Campus Cacoal. “Percebo como um ato muito importante e marcante, pois será a implantação do 1º Grêmio Estudantil. Para nossa comunidade acadêmica, creio que a implantação de um grêmio autônomo, mas consciente de seu papel cidadão e democrático, seja muito importante para a colaboração de uma educação de qualidade”. A docente ainda diz acreditar “que quanto mais estimulamos a participação e colaboração efetiva dos discentes na escola, mais os estamos encorajando a atuar na comunidade, cumprindo assim, nosso papel de formadores de cidadãos ativos, conscientes e responsáveis”.

A assembleia de estudantes foi organizada e dirigida pelos próprios alunos e alunas do campus, alguns dos quais também pretendem participar na gestão da primeira diretoria que atuará em 2024. Durante a assembleia foram lidos e debatidos os artigos do Estatuto do Grêmio para que todos pudessem conhecer a proposta e a importância da organização dos estudantes. Após isso, os artigos eram postos em votação pelos alunos. Todos podiam fazer propostas de mudanças nas regras, se quisessem. As propostas vitoriosas eram incorporadas ao texto do Estatuto do Grêmio.

Grêmio Cacoal2Na assembleia também foi discutido o tema da eleição da diretoria do Grêmio e decidiu-se a data em que acontecerá. Ficou estabelecido o dia 22/11/2023, das 7h30 até as 22 horas, pelo sistema de votação Helius, o mesmo que foi utilizado institucionalmente na eleição para Reitor e Diretores-Gerais no ano passado. Os estudantes receberam o apoio da Direção de Ensino e do Diretor-Geral, Adilson Miranda de Almeida, para a criação de seu grêmio. Essas autoridades participaram, como convidados, na assembleia dos estudantes, e puderam manifestar a importância que a livre organização dos estudantes tem para a melhoria da qualidade da educação e para o reforço da cultura da gestão democrática nas instituições de ensino.

“É de fundamental importância estarmos estimulando nossos alunos a participarem de colegiados como este, uma vez que, a função social da escola é a transmissão de saberes historicamente construídos com o objetivo principal de formar cidadãos críticos e participativos na sociedade, logo cabe a nós, enquanto instituição, promover e ser um espaço de valorização e estimulação da participação dos estudantes”, avaliou Adilson Miranda. A criação do Grêmio contou ainda com a assessoria dos Professores Marcilei Serafim Germano e Marco Aurélio Nunes de Barros.