Equipe do Campus Cacoal disputará fase nacional da 8ª Olimpíada Brasileira de Geografia em SP

Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2023, 14h37 | Última atualização em Segunda, 18 de Setembro de 2023, 14h37 | Acessos: 90843

OBG3O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, tem alunos participantes da 8ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). A equipe formada pelos alunos Giuseppe Spirotto Stein de Oliveira Mesquita, Giovana Martins Fuzari e Thiciany de Almeida Fortunato, sob orientação da Professora Maria Angélica Petrini e co-orientação da Professora Talita Freitas Filgueira de Sá, ganhou medalha de ouro na fase estadual da competição. Com este desempenho, a equipe está classificada para a fase nacional presencial que acontecerá em Campinas, no estado de São Paulo.

Ao todo, foram 50 equipes de escolas públicas e privadas de Rondônia que participaram da fase estadual, sendo que cinco equipes se destacaram com medalha de ouro, oito com medalha de prata e 15 com medalha de bronze. Além do Campus Cacoal, equipes de outros campi do IFRO foram premiadas: Ariquemes (1 ouro, 2 pratas, 2 bronzes), Jaru (1 ouro e 1 bronze) e Colorado do Oeste (2 bronzes). Iniciativa de valorização da ciência geográfica na escola, a OBG promove conhecimento, novas experiências e estimula o interesse de alunos e professores em desenvolver suas habilidades em análises e interpretações dos fenômenos geográficos.

A Professora Maria Angélica, de Geografia, enfatiza que o mérito é inteiramente dos alunos, que se empenharam na realização de três provas da fase on-line estadual durante o mês de agosto. “É a primeira vez que o Campus Cacoal participa da OBG e, por isso, mesmo havendo uma esperança de medalha, já estávamos contentes com a experiência. Então, o resultado alcançado pelos alunos foi excelente, superando a expectativa com a classificação para a fase nacional, representando uma escola pública de Rondônia”, diz a docente, que complementa parabenizando os alunos Giovana, Giuseppe e Thiciany.

• OBG1
  • OBG2