Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cerimônia dá posse ao Diretor-Geral Adilson Miranda de Almeida

Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2023, 10h35 | Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 10h37 | Acessos: 128307

Campus Cacoal Posse DG 15

Em cerimônia realizada dia 17 de agosto, foi empossado o Diretor-Geral Adilson Miranda de Almeida, que vai conduzir o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, na Gestão 2023-2027. A nomeação oficial foi dada pela Portaria 1.137, de 15/6/2023, publicada no Diário Oficial da União, para exercer o Cargo Comissionado de Diretor-Geral do Campus Cacoal, de acordo com as disposições da Lei 8.112/90.

Segundo Adilson Almeida, aquele era um momento de agradecer por todo trabalho já desenvolvido, pela vida, e por saber da responsabilidade que tem, ele se comprometia a atuar numa perspectiva de sempre buscar melhoras, de uma educação transformadora e de formação integral dos alunos, com uma gestão aberta e participativa. “Nós precisamos conhecer a história. Este campus tem uma história, que foi forjada com muito trabalho e luta. Principalmente depois de 2014, quando entramos na gestão do campus, mais precisamente na gestão do ensino. Nós tínhamos pouquíssimos cursos e alunos e vimos a necessidade de crescer. E nós crescemos. O resultado está aqui hoje”, destacou o gestor.

O evento ocorreu na quadra esportiva, aberta à comunidade interna e externa, com tradução da língua de sinais (Libras) pelas intérpretes Michelle Ayres Abreu e Marina Santos das unidades de Cacoal e Ariquemes. Na abertura, os Hinos Nacional e Estadual foram executados pelo Grupo Musical do Projeto de Oficina de Instrumentos Musicais do próprio Campus Cacoal.

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o novo Diretor-Geral do IFRO Cacoal é pós-graduado em Ensino de Matemática pela UNIR e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS). Foi professor da rede pública estadual de Rondônia de 1992 a 2011 e da rede pública municipal de Cerejeiras. Atuou também na Sociedade Educacional Dimensão (SOED) e Centro Educacional Athenas, da rede privada em Cerejeiras. Foi Professor na Escola Daniel Berg e nas Faculdades de Pimenta Bueno, Universidade Ingá e Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, tanto em cursos de graduação quanto de Pós-Graduação.

Ingressou no IFRO em janeiro de 2012 como professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e ocupou os cargos de Supervisor e Coordenador de cursos Pronatec; Coordenador de Apoio ao Ensino (CAE), atualmente denominado DAPE; Diretor de Ensino; Membro efetivo do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex); Coordenador de Curso de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Matemática e Avaliador ad hoc institucional e de cursos INEP/MEC desde 2018.

Pronunciamentos

Representando a comunidade acadêmica, fez pronunciamento a discente de Licenciatura em Geografia, Maria Clara Frade Rodrigues Viana. Ela cursou o Técnico em Informática no próprio campus e hoje é a representante do Centro Acadêmico (Cageo). “A jornada do IFRO até nós foi repleta de desafios, e cada curso e cada conquista foi uma vitória árdua, por isso valorizo profundamente o esforço que todos vocês fazem para manter o Campus Cacoal funcionando plenamente. O acolhimento, o apoio e a dedicação têm sido o nosso pilar aqui. O IFRO em minha vida foi muito além da educação, e se tornou o meu lar e a minha família por muitos e muitos anos. Eu peço a vocês que sigam empenhados nos próximos anos, e continuem inspirando e transformando vidas, assim como transformaram a minha”, realçou.

Nas palavras do Reitor Moisés José Rosa Souza, “neste ano o Instituto Federal de Rondônia completa 15 anos, transformando vidas, assim como a vida da Maria Clara que se pronunciou neste momento. O Instituto Federal é realidade positiva em 9 municípios de Rondônia (11 unidades: 10 campi mais a Reitoria). E por que dá certo? Porque no Instituto Federal de Rondônia nós somos parceiros”. Defensor da educação que transforma vidas, o Reitor ressalta que sua gestão é de defesa da educação. “O melhor legado que podemos deixar para as futuras gerações, e para a vida, é lutar por algo digno. E a educação é algo digno”. Para finalizar desejou êxito à gestão do Professor Adilson.

Ainda compuseram a mesa de autoridades o Tenente Coronel PM Viana e o Deputado Estadual Cássio Gois, “Quando o IFRO cresce, numa cidade igual a nossa, é o nome da nossa cidade que se destaca a nível de Brasil. Um índice de menor evasão escolar sendo de Cacoal, alguma coisa tem de diferente e foi a composição da gestão que fez com que isso acontecesse e tivéssemos o orgulho que temos”, afirmou o Deputado.

Homenagem

Aberta a cerimônia, o primeiro a se pronunciar foi o Diretor-Geral do Campus Cacoal Gestão 2019 – 2023, Davys Sleman Negreiros, que relembrou as conquistas da sua gestão, as parcerias internas e externas para alcançar os avanços e desejou sucesso à nova gestão. “E, claro, quero agradecer a cada um de nossos servidores, por todos esses anos. Se transformamos o Campus Cacoal [...] vocês são os grandes responsáveis”.

Na sequência, o Reitor Moisés Rosa entregou ao Professor Davys o Certificado de Mérito Funcional, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados e pela contribuição dada à Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Estado de Rondônia, por meio da sua destacada atuação.

Para conferir a cerimônia completa, que ficou gravada na página oficial do IFRO Cacoal no Youtube, clique aqui.

O campus

O IFRO Cacoal Surgiu ante a realidade de que o município — em vista de sua posição estratégica no eixo da BR 364 — necessitava de uma instituição educacional que oferecesse cursos de tecnologia, licenciatura e outros. A instalação do campus viabilizou-se pela doação da Escola Agrícola Municipal de Ensino Fundamental Auta Raupp ao IFRO, efetivada pela Lei Municipal nº 2.449, de 21 de maio de 2009, e abrange toda a área de ocupação da Escola Auta Raupp, composta por um lote de 50 hectares.

Inaugurada em 1997 a Escola Auta Raupp passou a oferecer as séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). A partir do convênio assinado entre o IFRO e a Prefeitura Municipal de Cacoal em 2009, a escola passou a funcionar em fase de progressiva extinção enquanto se estruturava o Núcleo Avançado de Cacoal, como extensão do Campus Ji-Paraná. Essa política foi fundamental para atender à demanda de interesses e necessidades de Cacoal e ao mesmo tempo viabilizar a expansão do Instituto Federal de Rondônia.

Em 1º de fevereiro de 2010, o Núcleo foi transformado em Campus Avançado, ainda como extensão do Campus Ji-Paraná e com a previsão de oferta do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio. A partir de 2012, o Campus Avançado tornou-se Campus Cacoal e passou a intensificar sua busca por uma política pedagógica que atendesse as necessidades da comunidade. Desde então, foi formalizada a proposta de vários cursos, de integrado a subsequente, de graduação e expandido a oferta de pós-graduação lato sensu com o passar do tempo. Além destas atividades, o Campus Cacoal também oferta à comunidade cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) e cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e conta com 134 servidores e 1.414 alunos matriculados.

  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_1
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_10
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_11
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_12
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_13
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_14
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_15
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_16
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_17
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_18
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_19
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_2
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_20
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_21
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_22
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_23
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_24
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_25
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_26
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_3
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_5
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_6
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_7
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_8
  • Campus_Cacoal_-_Posse_DG_9
Fim do conteúdo da página