Estudantes de Cacoal participam de palestra sobre exportação e importação via porto da capital

Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2023, 13h15 | Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2023, 15h35 | Acessos: 129411

Cacoal AulaExterna 3Acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, participaram da palestra: Exportação e Importação via porto de Porto Velho (RO). O evento ocorreu no dia 18 de agosto de 2023, no período noturno, e foi realizado na Faculdade Uninassau de Cacoal. A ação foi promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Cacoal e Ministro Andreazza, que é presidido por Valcimar Gomes.

A palestra teve como público os produtores rurais, gestores, empreendedores e comunidade acadêmica. O palestrante foi Dário Lopes, representante do Grupo BDX Operações Portuárias, o qual falou sobre a viabilidade da utilização do porto em Porto Velho, os custos versus a economia em relação ao porto de Santos e do Paraná e mercados alcançados fora do país, como o maior importador Brasileiro sendo a Argélia. E ainda abordou os prazos a serem atendidos e a logística dos transportes, no qual Dário Lopes explicou que o próprio Grupo BDX Operações Portuárias pode vir buscar os produtos para exportação in loco, depende do volume. Ele falou também dos desembaraços legais para o transporte e comercialização dos produtos fora do Brasil.

Após toda a explanação os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio fizeram várias perguntas referentes aos tipos de produtos exportados e sobre o mercado consumidor. A Professora Gracieni Porfírio, que acompanhava os alunos, também fez sua contribuição com algumas perguntas. Como ela é docente de Língua Inglesa mostrou a importância dos conhecimentos de outros idiomas, principalmente do inglês.

Já o Professor Juliano Cristhian, da disciplina de Empreendedorismo, chamou a atenção dos alunos para a subutilização do porto em Porto Velho e, que seriam eles, os alunos, futuros Tecnólogos em Agronegócio os responsáveis por esse modal de transporte nas cadeias produtivas.

Professor e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio do IFRO Campus Cacoal, Joel Martins Braga Júnior ressaltou o quanto aquelas informações iriam ajudar os alunos a olharem por outra perspectiva o agronegócio em Rondônia.

• Cacoal-AulaExterna_1
  • Cacoal-AulaExterna_2