Cacoal tem publicação de artigos oriundos de trabalho de conclusão de curso

Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2023, 15h17 | Última atualização em Quinta, 13 de Julho de 2023, 15h17 | Acessos: 95470

Egressos do Curso de Bacharelado em Zootecnia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, tiveram seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs) publicados como artigos em periódicos científicos. Os trabalhos foram desenvolvidos durante a pandemia covid-19, um deles foi desenvolvido de maneira experimental (“Produção integrada de tambaqui com hortaliças em residência urbana”, de Graziele Felix de Oliveira); e o outro por meio de uma ampla revisão bibliográfica (“Bem-estar e desempenho de espécies de interesse zootécnico: uma revisão sistematizada”, de Camila Eloisa de Oliveira Santos).

O primeiro trabalho desenvolvido foi voltado para produção de alimentos saudáveis e seguros em ambientes urbanos. Já o segundo, foi realizado devido a atual preocupação dos sistemas de produção animal em relação ao bem-estar animal nestes sistemas. Nos dois, a orientação e co-orientação é da Professora Isis Lazzarini Foroni e do Professor Marcos Antonio de Oliveira, que na época atuava como docente substituto no IFRO.

Ambos os estudos trazem conhecimento para a sociedade. Sendo importante para divulgação da ação realizada por alunos egressos do Curso de Bacharelado em Zootecnia, incentivando aos alunos de graduação e do ensino médio integrado a novas pesquisas, bem como informando a comunidade em geral. “Os trabalhos foram produzidos em um momento atípico que passamos (pandemia de covid-19) e isso mostra a resiliência da ciência e a capacidade dos alunos em produzir trabalhos mesmo em adversidades”, destacam os docentes.