Alunos do Campus Cacoal publicam artigos em livro educacional

Publicado: Quinta, 15 de Junho de 2023, 09h20 | Última atualização em Quinta, 15 de Junho de 2023, 09h20 | Acessos: 68649

Cacoal Livro 1Os alunos do 3º ano do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, publicaram textos na obra “Almanaque de Formação Continuada do Professor – Volume 4”, publicado pela Editora CRV (ISBN 978-65-251-4470-2). A produção foi desenvolvida na disciplina de Língua Portuguesa, sob a regência do Professor Sérgio Nunes de Jesus.

O docente orientou as três pesquisas literárias, que abordam dos períodos Realista-Naturalista ao Pré-Modernismo Brasileiro, destacando-se três textos que foram publicados como capítulos: “A autoridade moral em Memórias de um Sargento de Milícias: de Henrique V a Luís Inácio Lula da Silva [paradigmas sociais em questão]”, de autoria de Amanda Pedroso de Barros e Jussara dos Santos Masalskas; “Quincas Borba: amor – uma questão financeira? [padrões sociais em questão]”, de autoria de Ágata dos Santos Gabriel e Pedro Henrique Cardoso Rolim; e “A infância social presente em Dom Casmurro: predominância do problema entre classes”, de autoria de Bárbara Pedroso de Barros e Mariana Cassimiro Esteves.

Para os alunos-autores, “foi gratificante esse desafio, pois cada um de nós, além das pesquisas realizadas, entramos numa realidade que acreditávamos ser impossível para alunos do ensino médio, principalmente; nesse momento queremos  agradecer ao Diretor-Geral Professor Davys Sleman de Negreiros por sempre apoiar os projetos internos em nosso campus e também aos Professores Ingrid Letícia e Sérgio Nunes de Jesus que nos proporcionaram essa oportunidade acadêmica”, finalizaram.

O Campus Cacoal vem se destacando desde 2015 com o Projeto PDA (Práticas Discursivas da Amazônia), sob a égide Davys de Negreiros, Ingrid Barbosa e Sérgio de Jesus, que nesses anos ao ministrarem as disciplinas em suas respectivas áreas já aprovaram mais de 30 trabalhos científicos na SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), além de participações em eventos internos do IFRO e também publicações em anais de eventos e capítulos em livros.

• Cacoal-Livro_1
  • Cacoal-Livro_2