12 estudantes do Campus Cacoal são premiados na OBMEP 2022

Publicado: Quinta, 12 de Janeiro de 2023, 15h06 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2023, 15h06 | Acessos: 128911

Campus Cacoal

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, comemora os bons resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2022). Foram 11 premiados com menção honrosa e 1 estudante com medalha de bronze. A divulgação da premiação ocorreu em 20/12/2022. Dos 12 alunos premiados, Thiciany de Almeida Fortunato recebeu a Medalha de Bronze e os que receberam a menção honrosa foram: Ana Vitória Altoé Fracari; Nicolas Santana Sanches; Andressa de Souza Melo; Heitor Bianchini Dias; João Vitor Simão; Renan Kalil Carvalho Costa; Hugo Teles Pereira; Giuseppe Spirotto Stein de Oliveira Mesquita; Guilherme de Souza Fornaciari; Pedro Vitor Anizio Barbosa e Júlio Cesar Cândido Marquezin.

A conquista foi importante para o campus do IFRO por ser uma competição nacional, que contou na primeira fase com aproximadamente 18 milhões de candidatos. A OBMEP enviará aos alunos premiados medalhas de bronze e carta-convite para participarem do Programa de Iniciação Científica (PIC).

Conforme a Professora Maily Marques Pereira, “a partir do PIC, muitos alunos mudam suas perspectivas de futuro: no contato com professores orientadores e universidades, aprendem mais matemática, percebem que podem seguir carreiras científicas ou tecnológicas e descobrem os caminhos que levam a essas fascinantes carreiras, tão importantes para eles e para o desenvolvimento do nosso país. Para muitos alunos, o PIC é a oportunidade certa dada na hora certa. A divulgação dos resultados dos estudantes premiados na OBMEP mostra a importância da dedicação aos estudos e o potencial transformador da educação, visando ser convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) com bolsa do CNPq e a possibilidade de seguir a vida acadêmica pela iniciação científica”.

Voltada a alunos de escolas públicas e privadas, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O público-alvo da Olimpíada é composto por alunos do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que mais alunos brasileiros possam ter acesso a um material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, com os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.