Licenciatura em Geografia do Campus Cacoal recebe nota 5 em avaliação do MEC

Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2022, 08h18 | Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 10h24 | Acessos: 247690

14 9materia nota mec5 geog cacoalEntre os dias 24 e 26/08 o Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, recebeu os avaliadores do Ministério da Educação (MEC) para reconhecimento e avaliação da Licenciatura em Geografia. Na avaliação, o curso de graduação recebeu conceito máximo, ou seja, nota 5, em uma escala de 1 a 5.

Dentre os critérios de avaliação existem os relacionados ao corpo docente: titulação, produção científica, projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos com os discentes; e estrutura do campus: acervo da biblioteca, salas de aula e laboratórios, convênios, bolsas de auxílio, pesquisa e extensão e acessibilidade.

Para o coordenador do curso, Rafael Carlos Bispo, a nota 5 recebida “é resultado de um processo construído no dia-a-dia pela busca da qualidade do ensino. Esta condição só é possível, em grande parte, pelo sentimento de pertencimento ao curso desenvolvido pelos servidores e alunos. Outro ponto forte do curso é a formação do corpo docente, composto de mestres e doutores, o que proporciona aos alunos desenvolverem pesquisas em diversas temáticas dentro da Geografia. Por fim, essa posição evoca a responsabilidade de melhorar cada dia mais, oferecendo o melhor para a sociedade.”

O Diretor-Geral Davys Sleman de Negreiros ressalta que o resultado é fruto de muita dedicação com o ensino público: “Recebemos o resultado da avaliação com muita alegria e entusiasmo, porque demonstrou a seriedade e o profissionalismo que toda equipe tem exercido frente ao curso, proporcionando excelência no ensino público”.

O curso de Licenciatura em Geografia do Campus Cacoal teve sua primeira turma ofertada no primeiro semestre de 2018 e possui 4 anos de duração. São 40 vagas anualmente através do ENEM e processo seletivo interno. Para o discente do 8º período do curso, Elias Marcos Donadia Junior, “o curso me proporciona sonhar e ter uma perspectiva de uma carreira profissional melhor e, consequentemente, uma qualidade de vida melhor. Isso tem ocorrido por meio dos programas de auxílio permanência (PROAP), [que nos dá] a oportunidade de participar de projetos de pesquisas. [o curso] Me proporcionou participar em um projeto de ensino (PIBID) como bolsista, além dos eventos e cursos de extensão que pude realizar no decorrer da graduação”.