Campus Cacoal participa da 68ª SBPC

Publicado: Terça, 19 de Julho de 2016, 09h47 | Última atualização em Domingo, 23 de Abril de 2017, 21h02 | Acessos: 1762

ABERTURA SBPCO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, participou no início do mês de julho da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O 68º encontro ocorreu na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro e reuniu inúmeros pesquisadores do Brasil. Entre eles, estiveram professores e alunos do grupo de pesquisas Práticas Discursivas na Amazônia (PDA), que apresentaram resultados do projeto.  O trabalho recebeu nota máxima em inovação educacional pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (Anped).

O Campus Cacoal esteve presente em todas as reuniões anuais da SBPC, desde sua criação em 2010, apresentando trabalhos tratando de temas como a Agricultura Familiar até a Psicanálise. Para o diretor geral da unidade e integrante do PDA, professor Davys Sleman, a participação na SBPC de 2016 reforçou uma das vocações do campus.

“Está no nosso DNA esse trabalho que visa aproximar as inter-relações socioculturais e, ao mesmo tempo científicas, no âmbito da nossa cidade, mas também do nosso estado e do Brasil, através de eventos como a SBPC. Acreditamos que estamos no caminho certo, mesmo porque o PDA foi reconhecido pelo MEC no ano passado e em 2016 por sua atuação inovadora e construtiva”, avaliou o professor.

Para o professor e líder do PDA, Sérgio Nunes, o reconhecimento da Anped confirmou o grau de relevância que a pesquisa desenvolvida pelo Grupo Práticas Discursivas na Amazônia tem alcançado. "Certamente isso contribui para que a educação se fortaleça e para que o nome do IFRO desponte como uma referência no desenvolvimento de ações voltadas para o crescimento desta política, que é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária e desenvolvida", analisou o professor.

A aluna Bárbara Carvalho foi uma das participantes da SBPC/2016. A estudante avaliou como positiva a participação do IFRO no evento, destacando a organização do grupo e a qualidade do trabalho apresentado no encontro. “Creio que alcançamos a expectativa. Vimos ótimos trabalhos, mas o nosso também foi de destaque, tanto que as críticas que recebemos foram muito positivas”, ressaltou a aluna, que esteve no evento pelo segundo ano seguido.