Estudantes do Campus Cacoal promovem ação para cadastro do título de eleitor e isenção do Enem

Publicado: Sexta, 06 de Mai de 2022, 07h40 | Última atualização em Sexta, 06 de Mai de 2022, 07h40 | Acessos: 40441

Cacoal Alunos3Os discentes do 3º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, promoveram ação nas dependências da instituição para auxiliar no pedido de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no cadastro para o título de eleitor.

“A gente percebeu que muitas pessoas não se atentam ao prazo de pedido de isenção e queríamos ajudar esses alunos que muitas vezes não têm condição de pagar os R$ 80,00 de inscrição do Enem. Também levamos em consideração que nos últimos anos poucos alunos aderiram à prova, então nós gostaríamos de ajudar mais alunos a fazer a prova e conseguir entrar na faculdade”, conta Maria Eloíza Dutra de Oliveira, uma das participantes da ação.

Jhemys Henrik Rodrigues da Silva explica que muitas vezes a falta de atenção e conhecimento sobre os prazos fazem com que os alunos percam certas oportunidades. “No ano passado, eu mesmo perdi o prazo de isenção porque não tinha conhecimento, então este ano eu quis ajudar os outros a não perderem o prazo também igual aconteceu comigo. Achamos que o sistema de inscrição do Enem pode ser bastante confuso pra quem não tem informação, e muita gente acaba perdendo o prazo por isso”.

“Em relação ao título eleitoral, é importante que a gente consiga conscientizar os adolescentes da nossa idade de que eles já possuem direito de voto e que é muito importante que eles exerçam esse papel de escolha dos nossos representantes políticos”, completa Jhemys.

Para Lívia Dutra Boone, foi uma surpresa o número de procura nas ações. “Achamos que quase ninguém ia procurar, mas ficamos impressionados com a quantidade de pessoas que conseguimos ajudar”. O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 e para realizar a justificativa de ausência da última edição da prova terminou no dia 15/4, e para o cadastro do título de eleitor no dia 4 de maio.

• Cacoal_-_Alunos1
  • Cacoal_-_Alunos2