Docentes do Campus Cacoal lançam livro sobre Ensino e Pesquisa

Publicado: Sexta, 01 de Abril de 2022, 15h17 | Última atualização em Sexta, 01 de Abril de 2022, 15h17 | Acessos: 64830

Capa RafaelBispoEnsino e Pesquisa no Instituto Federal de Rondônia: Experiências Multidisciplinares” é o título da obra produzida com auxílio financeiro do Edital de Publicação de Livros do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Depesp/IFRO/Campus Cacoal). A obra é organizada pelos Professores Mauro Henrique Miranda de Alcântara e Rafael Carlos Bispo.

Os textos são derivados de projetos de pesquisas e trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos no IFRO Campus Cacoal. “Os trabalhos aqui apresentados foram finalizados ou até mesmo inteiramente desenvolvidos durante a pandemia de covid-19, que limitou a circulação de pessoas e nos impôs um trabalho remoto (sem o devido planejamento, formação, ambientação, diagnósticos e prognósticos). Essa situação destaca e amplifica como o papel de uma instituição pública de ensino, pesquisa e extensão, no interior do país, é de grande relevância para a melhoria da sociedade local e nacional”, descrevem os organizadores.

No total, o livro conta com nove textos, tendo entre os/as autores/as 10 professores/as, uma técnica administrativa em educação e 14 estudantes de cursos técnicos e licenciaturas do Campus Cacoal. “Um volume significativo de pessoas desenvolvendo pesquisas, ensinando e levando conhecimento para a sociedade, durante uma pandemia que afetou todos nós. As versões físicas do livro estão disponíveis nas bibliotecas dos campi”, dizem os docentes.

Para o Professor Rafael Bispo, “mais do que um registro e divulgação da produção científica feita no âmbito do IFRO do Campus de Cacoal, a organização desse livro é uma expressão política da ciência. Em tempos de negacionismo, a ciência precisa ser conhecida para ser reconhecida. Outro ponto que torna essa publicação especial reside no fato de que a maior parte da execução dos projetos se deu no contexto de restrições das atividades presenciais, o que mostra o caráter de resiliência da ciência para se adequar às adversidades impostas. Nesse sentido, podemos dizer que esta obra reflete muita dedicação à produção do conhecimento em suas diversas áreas”.

A publicação resulta ainda das atividades de pesquisa do Grupo de Estudos em Território, Espaço e Sociedade na Amazônia (GETESA/IFRO), criado em 2018 por professores e técnicos que desenvolvem pesquisas sobre a região amazônica e outras temáticas.

A versão digital do livro “Ensino e Pesquisa no Instituto Federal de Rondônia: Experiências Multidisciplinares” pode ser acessada através deste LINK.