DER e DNIT realizam melhorias no acesso ao IFRO Campus Cacoal

Publicado: Quinta, 03 de Março de 2022, 11h05 | Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 14h59 | Acessos: 89004

Asfalto Entrada Campus Cacoal 1Na última semana do mês de janeiro deste ano de 2022, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, enfim conseguiu viabilizar obras de melhorias na estrada de acesso à unidade. O trecho de aproximadamente 1.100 metros agora conta com asfalto e mais 400 metros serão viabilizados após o término do período de chuvas. E que neste ano novamente chegou à região e vários municípios do estado foram impactados pelas águas. Segundo a Direção-Geral do campus, o acesso encontra-se normalizado.

O Reitor do IFRO, Uberlando Leite, classifica as obras de asfaltamento na estrada de acesso ao campus como uma conquista muito importante para o IFRO, “já que temos o compromisso de proporcionar desde o acesso físico às nossas instituições até a infraestrutura necessária para que a comunidade acadêmica possa desenvolver de forma plena as nossas atividades”.

“Era uma demanda tratada como prioridade desde o início da implantação do Campus Cacoal, mas que infelizmente o IFRO não poderia fazer investimento com seus recursos já que não temos ainda a dominialidade, ou seja, não somos os proprietários da área. No entanto, graças ao empenho dos gestores que já passaram pelo campus, de forma especial o Professor Davys e a equipe que sempre colocou como prioridade, foi possível alcançarmos essa conquista”, completa Uberlando, que ainda agradece os parceiros, como o Governo do Estado de Rondônia e o DNIT.

Com suas atividades iniciadas no ano de 2010, ainda com a denominação Campus Avançado Cacoal (Portaria 1.366 de 06/12/2010), o IFRO Cacoal foi elevado à categoria de campus pela Portaria 330 de 24/04/2013. Em 2021, conforme o Painel de Indicadores do IFRO, 11 cursos foram ofertados em Cacoal, em mais de mil matrículas totais.

O Diretor-Geral do Campus Cacoal, Davys Sleman de Negreiros, explica que desde 2015 a gestão vem trabalhando em prol da recuperação da área, e que várias situações e entraves jurídicos foram superados. Segundo o gestor, “foram 38 ofícios enviados ao DER, 17 ao DNIT, 15 à Secretaria Municipal de Obras e inúmeras reuniões com Presidente da Assembleia Legislativa, governadores e prefeitos, até que enfim conseguimos executar essa obra de grande importância para toda a comunidade acadêmica e também para quem visita ou utiliza as instalações do campus”.

O Diretor-Geral do campus finaliza: “nossos agradecimentos ao Vice-Governador José Jodan, ao Deputado Cirone Deiró e ao presidente do DER Cacoal Emiliano Mancuso”.

• Asfalto_-_Entrada_Campus_Cacoal_1
  • Asfalto_-_Entrada_Campus_Cacoal_2