Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Cacoal e Sebrae realizam o “I Seminário Pró-Cacau”

Publicado: Terça, 26 de Outubro de 2021, 08h30 | Última atualização em Terça, 26 de Outubro de 2021, 08h32 | Acessos: 159253

Poster

No último dia 18 de outubro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), escritório Cacoal, realizaram o “I Seminário Pró-Cacau – oportunidades de desenvolvimento e mercado”, que contou com a presença de autoridades políticas, produtores e empresários da área do cacau. O evento ocorreu no auditório da unidade.

O seminário teve palestras técnicas voltadas para a recuperação de cacau com recursos próprios, nutrição e adubação do cacaueiro dos diversos sistemas de plantio, cultivo intensivo do cacau e ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), de cooperativas de vários estados e do Movimento Pró-Cacau de Cacoal. O encontro motivou os agricultores, que destacaram a importância da iniciativa por possibilitar a disseminação de novas tecnologias.

Segundo a Gerente de Atendimento e Articulação Regional do Sebrae de Cacoal, Thuyla Gomes Ribeiro, o evento teve por objetivo fomentar a produção de cacau na região. “Nós queremos resgatar e fortalecer a cacauicultura na região, atualizar os produtores quanto às novidades tecnológicas. Outros eventos voltados para o assunto vão ser feitos no decorrer do ano,” enfatizou.

De acordo com os dados da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), hoje o quilo do cacau custa, em média, R$ 7,50, já a saca vale R$ 500,00. Para o Diretor-Geral do IFRO Campus Cacoal, Professor Davys Sleman de Negreiros, “esse tipo de lavoura é uma das mais rentáveis do país e a expectativa é que a produção volte a crescer na nossa região por meio do cacau clonal, uma espécie de planta geneticamente modificada por enxertia que começa a produzir mais cedo e em maior quantidade, assim como servirá para o reflorestamento de áreas degradadas. Nós temos áreas e condições climáticas propícias para isso, basta mais investimento para auxiliar os pequenos produtores”, disse o gestor.

  • IFRO_Campus_Cacoal_-_Evento_Cacau_1
  • IFRO_Campus_Cacoal_-_Evento_Cacau_2
  • IFRO_Campus_Cacoal_-_Evento_Cacau_3
  • Poster
Fim do conteúdo da página