Campus Cacoal participa de reunião com prefeitos da Indicação Geográfica do Café

Publicado: Quinta, 07 de Outubro de 2021, 08h43 | Última atualização em Quinta, 07 de Outubro de 2021, 08h45 | Acessos: 185003

Campus Cacoal reunião com prefeitos da Indicação Geográfica do Café 1No último final de semana ocorreu nas dependências do Cacoal Selva Park a primeira reunião com os 15 Prefeitos e Secretários Municipais de Agricultura dos Municípios inseridos na Indicação Geográfica (denominação de origem) "Matas de Rondônia". O evento foi organizado pela Associação dos Produtores de Cafés de Rondônia (Caferon) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e contou com a participação do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Cacoal.

Durante o evento, o Presidente da Caferon, Juan Travain, apresentou a saga até a aprovação da Indicação Geográfica "Matas de Rondônia" pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). "Esse trabalho iniciou em 2016, quando eu ainda nem era produtor de café, tendo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) como protagonista. Felizmente no dia 01 de junho deste ano, o INPI aprovou a nossa IG, única no mundo de café robusta e agora estamos trabalhando na agregação de valor aos nossos cafés, decorrência dessa conquista".

O Diretor-Geral Prof. Davys Sleman de Negreiros e o Diretor de Ensino Prof. Rodolfo Gustavo Teixeira Ribas do Campus Cacoal participaram da reunião e apresentaram a história do Laboratório de Solos, Tecido Vegetal e Metais Pesados, implantado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e inaugurado no dia da aprovação da IG. "Desde dezembro de 2018, quando assinamos o convênio com a ABDI de um pouco mais de R$ 768.000,00 visando a ampliação e reestruturação do nosso laboratório, adquirimos equipamentos de última geração, alguns que existem apenas 8 em todos o país e desde de agosto de 2021 temos atendido os cafeicultores da Indicação Geográfica associados à Caferon, que agora não precisam mais enviar suas análises para fora do estado", explicou o Diretor-Geral, Davys Sleman.

• Campus_Cacoal_-_reunião_com_prefeitos_da_Indicação_Geográfica_do_Café_1
  • Campus_Cacoal_-_reunião_com_prefeitos_da_Indicação_Geográfica_do_Café_2