Licenciatura em Geografia do Campus Cacoal realiza aula inaugural on-line

Publicado: Quarta, 03 de Março de 2021, 20h15 | Última atualização em Quarta, 03 de Março de 2021, 20h20 | Acessos: 73071

Aula Inaugural Geografia IFRONo dia 24/02, o curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, realizou a aula inaugural do curso para o ano letivo 2021. O evento foi realizado através de transmissão ao vivo pelo YouTube e pode ser acessado pelo link: https://youtu.be/Y_41S9riAQk.

A aula teve a participação do Diretor-Geral do campus, Davys Sleman de Negreiros, que falou sobre a instalação do curso de Geografia no IFRO. O encontro também teve a fala do coordenador do curso, Professor Tiago Roberto Silva Santos, que destacou que a aula inaugural já é uma atividade padrão do curso, sendo realizada no início do ano, desde 2018, quando entrou a primeira turma.

A palestra da aula inaugural foi proferida pela Professora Prissila Melo, docente no estado do Rio de Janeiro e que tem um canal no YouTube chamado PRIGEO, com dicas metodológicas para professores de geografia. A palestra foi intitulada “Metodologias Ativas e a tecnologia no ensino de geografia”. A aula teve grande alcance, sendo que no momento em que ocorria, teve a participação de professores de diversos lugares do Brasil, dentre eles: Minas Gerais, Amazonas, Pará e Maranhão, além da participação de professores atuantes fora do país, como Angola e Portugal, alcançando ao vivo um público de 63 pessoas. Atualmente, a aula já possui quase 500 visualizações.Aula Inaugural Geografia IFRO 2

Para o Coordenador do Curso Tiago Roberto da Silva Santos “a aula inaugural é importante por trazer aos nossos alunos uma perspectiva da profissão em que estão sendo formados. Portanto, além de provocar um estímulo para o decorrer do ano, também proporciona a aprendizagem sobre um tema em específico da geografia e do ensino. Para este ano, devido à pandemia, foi possível trazer alguém de fora, que apresentasse uma perspectiva nova sobre o ensino e sobre o uso de metodologias ativas no ensino”.

Em todo o momento da live, a receptividade dos alunos em relação ao tema e à palestra foi muito positiva, com inúmeros comentários  em relação à abordagem da professora convidada.