Campus Cacoal realiza primeira Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 100% on-line

Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2020, 10h08 | Última atualização em Quarta, 04 de Novembro de 2020, 10h08 | Acessos: 167863

SNCT Cacoal 3Durante os dias 24 e 30 de outubro o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal realizou a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia de maneira totalmente on-line. Os alunos, servidores e comunidade externa puderam acompanhar diversas palestras, minicursos, oficinas e apresentações de trabalho.

Neste ano os resumos apresentados serão publicados com ISSN e DOI. O evento teve transmissão em tempo real pelo canal oficial do evento no Youtube, página do Facebook do evento e do IFRO Campus Cacoal, além das mesas e minicursos realizados pelo Google Meet. Os conteúdos transmitidos pelo YouTube estão gravados e disponíveis ao público.

Para o Coordenador de Pesquisa do Campus Cacoal, Mauro Henrique Miranda de Alcântara, o evento atingiu os objetivos propostos. “Por mais que possa parecer clichê, os números são robustos quanto à importância, participação e interação do público no evento. Mais de 1.130 inscritos/as, mais de 100 trabalhos submetidos e apresentados. A taxa de trabalhos que foi aprovada e não apresentada foi menos de 8%. Foram 35 atividades, distribuídas de segunda a sexta, nos períodos matutino, vespertino e noturno. Foram mais de 15 pessoas na comissão organizadora e contamos com mais de 20 alunos/as monitores/as. Os Eixos Temáticos, salas do Google Meet onde os/as participantes apresentaram seus respectivos trabalhos, tiveram uma grande participação do público, mesmo aqueles/as que não iam apresentar trabalhos. E, somando as visualizações das palestras, conferências e mesas, já ultrapassamos 5 mil visualizações no Youtube. A princípio, poderíamos dizer que se tratam de números, todavia, eles demonstram que tivemos um grande sucesso e a participação do público foi real e interativa. Inclusive, vamos precisar repensar nossos modelos de eventos para os próximos anos”, comentou.

Segundo o professor Afonso Romagna, integrante da comissão de organização do evento, a SNCT foi muito plural. “Tivemos pessoas de todos os cantos do Brasil participando e apresentando trabalhos. Esta é uma das vantagens de se realizar um evento on-line, por mais que saibamos das dificuldades de acesso à internet ainda em alguns locais, imagina a dificuldade de acesso presencial para um evento na região Norte. Alcançamos um público maior que previsto, nossos alunos foram muito ativos e participativos, esse é o maior presente”, disse.

Os alunos participaram como ouvintes, palestrantes, ministraram minicurso e, ainda, ajudaram na parte técnica do evento. A aluna Letízia Manuella, do 2º A de Informática, contou um pouco da sua experiência. “A SNCT desse ano foi diferente, embora não tenha sido presencial, as atividades contaram com a presença de muitos convidados externos, até internacionais. Minha experiência foi muito boa e adquiri muito conhecimento nessa semana, participei de mesas redondas e eixos temáticos que me fizeram refletir e descobrir outras áreas do conhecimento sob um olhar crítico a partir das discussões de profissionais capacitados. Foi meu primeiro ano como colaboradora, confesso que por ser virtual senti um pouco de receio de dar algo errado e não ter um suporte (físico) no momento, porém a organização estava impecável e isso me deixou mais segura. Além disso, os professores e demais funcionários estavam sempre dispostos a ajudar e sanar as dúvidas, por isso o evento foi excelente não só no quesito dos temas e atividades, mas também na organização e preparação de tudo”.

A vinheta de apresentação do evento pode ser conferida no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=okdqCRmSKBo

• SNCT_Cacoal_1
  • SNCT_Cacoal_2