Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Cacoal certifica participantes do Curso de Formação de Classificadores de Café

Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2020, 16h00 | Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2020, 16h01 | Acessos: 168822

Campus Cacoal Classificadores de Café 3

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Cacoal realizou a certificação dos participantes do Curso de Formação de Classificadores de Café. A cerimônia ocorreu no último dia 24/10, após os participantes terem realizado a formação entre os dias 13 e 24 de outubro.

Segundo o Diretor-Geral do Campus Cacoal, Davys Sleman de Negreiros, a iniciativa faz parte do investimento realizado para implementação dos laboratórios de análise física e sensorial instalados no campus: “Desde que recebemos e instalamos o Laboratório de Análise Física de Café em parceria com a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), foi realizado o compromisso de capacitarmos os nossos servidores assim como outras instituições públicas e privadas. Desse modo uma equipe da Idaron e do MAPA-RO organizaram e realizaram o Curso de Formação de Classificadores de Café (análise física), que não ocorria no Estado desde 2004. Ou seja, 16 anos sem formações reconhecidas pelo Ministério da Agricultura. Por isso a importância dessa capacitação, não somente para o IFRO, mas para todo o estado. A certificação foi emocionante, demonstrando que aqueles que superaram os desafios, como a aquisição do conhecimento, avaliações escritas e práticas, foram guerreiros”, afirma o Diretor.

Ainda segundo professor Davys, o curso teve “a presença várias autoridades do estado de Rondônia, entre elas o Vice-Governador José Jodan e o Superintendente do MAPA-RO, José Valterlins Calaça Marcelino. Demonstrando a importância do curso e o reconhecimento do papel do IFRO Campus Cacoal nesse processo”.

Ao total foram 96 horas de curso, com 16 horas de teoria e aprendizado de legislação, padronização internacional das análises e os tipos de defeitos dos cafés e 80 horas práticas analisando in loco os cafés.

Houve duas avaliações: uma escrita e outra prática, tudo sob a supervisão de um auditor do Ministério da Agricultura, para dar crédito ao Certificado e a Carteirinha que receberão. Ao todo, concluíram 16  participantes da formação.

Confira a matéria da parceria entre IFRO Campus Cacoal e Idaron e Emater para implantação do Laboratório de Análise Física de Grãos clicando AQUI.

  • Campus_Cacoal_-_Classificadores_de_Café_1
  • Campus_Cacoal_-_Classificadores_de_Café_2
  • Campus_Cacoal_-_Classificadores_de_Café_3
  • Campus_Cacoal_-_Classificadores_de_Café_4
  • Campus_Cacoal_-_Classificadores_de_Café_5
  • Campus_Cacoal_-_Classificadores_de_Café_6
  • Campus_Cacoal_-_Classificadores_de_Café_7
Fim do conteúdo da página