Semana Agrotecnológica do Campus Cacoal atrai mais de mil pessoas

Publicado: Terça, 14 de Junho de 2016, 11h52 | Última atualização em Domingo, 23 de Abril de 2017, 21h00 | Acessos: 2250

Semana Agrotecnólogica Campus Cacoal 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, promoveu nos dias 7 e 8 de junho a I Semana Agrotecnológica. O evento reuniu palestras, minicursos, mostras e oficinas relacionadas às disciplinas e cursos oferecidos pela unidade. Ao todo, mais de mil pessoas passaram pela instituição nos dois dias de atividades.

De acordo com a Chefe do Departamento de Extensão do campus e responsável pelo evento, professora Iramaia Grespan, a programação apresentada nos dois dias objetivou mostrar a produção científica e acadêmica dos alunos. “A maioria do que apresentamos são trabalhos que foram desenvolvidos em sala de aula, não só para comprovar à comunidade a qualidade do nosso ensino, como oportunizar que esta mesma sociedade também tenha acesso à informações relevantes para o seu dia a dia”.

Um dos exemplos do elo entre alunos e sociedade na difusão de conhecimentos foi a estudante Ellen Santos, do 1º ano de Agropecuária. Entre as mais de 30 opções em minicursos, a jovem escolheu a que tratava sobre o “Cacau-Cabruca, um modelo sustentável de agricultura tropical”. “Quero aprender muitas coisas pra ajudar o meu avô, que tem uma plantação de cacau. Gosto muito dessa oportunidade, porque complementa o ensino que temos no dia a dia em sala de aula”, opinou a aluna.

Evolução

Esta foi a 1ª edição da Semana Agrotecnológica do IFRO Campus Cacoal, mas não a primeira atividade desta natureza na instituição. Anteriormente, o evento se chamava Semana Agroambiental e teve edições entre 2012 e 2015. “Com a abertura dos cursos de Informática, Matemática e do Tecnólogo em Agronegócio, nos adaptamos a essa nova nomenclatura, que agora engloba todas as frentes de ensino do campus”, explicou o diretor geral da unidade, Davys Sleman.

Quem também passou por uma mudança nas edições do evento foi a aluna Núbia Almeida, do 2º ano de Agroecologia. Em 2015 ela participou como ouvinte e neste ano fez parte da equipe de apresentadores de uma mostra sobre o curso em que estuda no IFRO. “Nós falamos sobre agricultura familiar, alimentos orgânicos, compostagem. É um pouco do que aprendemos todos os dias em sala de aula”, explicou a aluna.

Games

Uma das oficinas mais concorridas do evento, as aulas de desenvolvimento de jogos para computador, também chamou a atenção por seus resultados práticos. Ao final da Semana, os participantes fizeram uma mostra com os protótipos de jogos que desenvolveram durante as atividades.

Outro espaço que despertou a curiosidade dos visitantes foi o Museu do Hardware, com peças e componentes que já se tornaram obsoletos.

Um minitorneio de xadrez também concentrou grande número de participantes e expectadores que acompanharam diferentes embates entre alunos do IFRO e de outras escolas de Cacoal. “Alcançamos o objetivo que era a integração e a difusão do conhecimento”, salientou a professora Iramaia.

• Semana_Agrotecnólogica_-_Campus_Cacoal__1
  • Semana_Agrotecnólogica_-_Campus_Cacoal__2