De olho nas nuvens, acadêmicos de Geografia Campus Cacoal estudam os céus de Rondônia

Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2020, 14h01 | Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2020, 14h01 | Acessos: 32357

Foto 2 HelenAcadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, realizaram no período de março a maio de 2020 o registro dos tipos de nuvens nos “céus de Rondônia”.

O estudo ocorreu com a Turma 2019, por meio da disciplina Climatologia, ministrada pela Professora Graziela Tosini Tejas. A atividade prática solicitada pela docente permitiu aproximar teoria à prática, como afirma a professora Graziela que “ao teorizar o conteúdo de formação das nuvens e sua classificação era necessário aproximá-los da sua percepção ambiental, ainda mais que estão em formação à docência, sendo assim foi possível apresentar uma atividade lúdica e/ou diferenciada em Geografia”.

A acadêmica Helen Rolim comenta que registrar e classificar as nuvens diariamente foi uma forma prazerosa de aprender. “Passei a olhar as nuvens de outra forma, com um olhar encantador, pois cada uma tem uma denominação, forma, uma característica que as diferenciam. Hoje fico pensando que elas sempre estiveram ali, mas nunca as tinha notado. Sem contar que ao registrar as nuvens temos fotografias incríveis como essas abaixo de minha autoria”, afirma.

Já a acadêmica Dheyci Kely Silva explicou a importância dessa atividade por ser um exercício divertido, educativo, pois ao registrar todos os dias os tipos de nuvens faz com que seja impossível esquecer sobre elas, assim como que ao classificá-las consegue-se prever a chuva. “Quando eu acordo toda manhã a primeira coisa que faço é olhar para o céu para ver as nuvens, fico ansiosa para ver qual estará lá dessa vez. E como futura professora pretendo fazer uma atividade assim com os meus alunos”, diz.

Em tempos de isolamento social, devido à pandemia da covid-19, os alunos do IFRO Campus Cacoal continuaram com sua rotina acadêmica e essa atividade foi um incentivo para continuar estudando e interagindo por meio do WhatsApp e registrando as nuvens por meio de seus smartphones.

• Foto_2_Helen
  • Foto_3_Cirrus