Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Zootecnia

Publicado: Segunda, 16 de Julho de 2018, 16h25 | Última atualização em Quinta, 19 de Julho de 2018, 11h31 | Acessos: 2816



Apresentação:O Curso de Bacharelado em Zootecnia do IFRO Campus Cacoal foi criado e autorizado ao funcionamento, de acordo com o projeto criado pela Resolução CONSUP nº 19 de 30 de Março de 2017. 

Segundo o Projeto Pedagógico, o curso de Zootecnia visa formar bacharéis que possuam “conhecimento técnico e científico que os tornem capazes de serem agentes de transformação da realidade e aptos a aplicar estes conhecimentos de forma inovadora e transformadora, nas diferentes áreas de conhecimento da Zootecnia e para que sejam capazes de adaptar-se às constantes mudanças tecnológicas e sociais da sociedade contemporânea. Para isso tem como metas (a) formar profissionais com sólida base nas ciências biológicas, exatas e humanas; (b) tornar aptos os futuros profissionais a trabalharem na criação e manejo de animais domésticos e/ou silvestres de interesse zootécnico; (c) conscientizar ecologicamente os estudantes, quanto às suas responsabilidades na preservação e conservação da natureza e fatores relacionados à terra e sua exploração sustentável, com juízo crítico e autônomo, conhecedor do método científico para tomada de decisões; (d) habilitar profissionais a atuarem no bem-estar e comportamento animal; (e) atuar sobre as realidades sociais e econômicas nas diversas regiões do Brasil, com ênfase na região Norte; (f) instruir os estudantes sobre processos agroindustriais; (g) criar visão crítica e desenvolver capacidade de interagir com pessoas de diferentes grupos ligadas ao desenvolvimento rural sustentável; e (h) reconhecer princípios de pesquisa, difusão científica e práticas de intervenção extensionista no desenvolvimento da Zootecnia.

Ressalta-se a demanda por profissionais Zootecnistas nos municípios do estado de Rondônia e da região Norte, destacando-se entre as atividades agropecuárias a apicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura leiteira, ovinocultura, suinocultura, avicultura e piscicultura.

O curso tem duração de cinco anos com uma carga horária total de 5168 horas dividida em 10 semestres, incluindo a realização de Atividades Complementares, Estágio Curricular Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso. As aulas são no período integral, vespertino e noturno, havendo a possibilidade de realização de aulas práticas, excursões e outras atividades necessárias durante o curso. Ao final, é outorgado ao estudante o grau de Bacharel em Zootecnia. 

Eixo Tecnológico: Ciências Agrárias, Agronômicas, Ambientais, Exatas e Aplicadas

Modalidade: Bacharelado

Carga Horária:  5168 horas-aula (4307 horas-relógio)

Turnos de funcionamento:  Integral (vespertino e noturno)

Duração do curso: 10 (dez) semestres (cinco anos)

Público-alvo: Estudantes concluintes ou que já concluíram o ensino médio.

Forma de ingresso: Processo Seletivo Simplificado e Sistema de Seleção Unificado (SiSU)

 

Contatos

Telefone: (69) 3443-2445 ramal 2053

E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação

Nome: Isis Lazzarini Foroni

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9222955678353558

 



Confira a matriz curricular e lista de docentes do Curso Bacharelado em Zootecnia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Cacoal. 



Acesse o Projeto Pedagógico do Curso Bacharelado em Zootecnia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Cacoal. 

pdf baixar 0

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página