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Dúvidas Frequentes

Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2024, 13h59 | Última atualização em Quinta, 07 de Novembro de 2024, 09h25 | Acessos: 64

As bibliotecas do IFRO estão abertas a todos os públicos, incluindo estudantes, servidores e a comunidade externa. Isso significa que qualquer pessoa pode utilizar os espaços para leitura e consulta ao acervo físico. No entanto, alguns serviços são exclusivos para pessoas com vínculo ativo com a instituição, por exemplo o empréstimo domiciliar e o acesso a bases de dados e periódicos.

Os dados cadastrais dos estudantes são automaticamente importados para o sistema da Biblioteca ao efetivar a matrícula no curso. Não sendo necessário nenhum cadastro diretamente na biblioteca. A importação de dados cadastrais dos servidores ocorre quando este possui acesso ao Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

Os horários de funcionamento variam de acordo com o campus. Consulte a biblioteca para informações atualizadas. Clique no link de consulta: Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte e Vilhena.

Você pode entrar em contato com a biblioteca de seu campus através do e-mail ou telefones disponibilizados. Clique no link de consulta: Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte e Vilhena.

As bibliotecas do IFRO disponibilizam serviços de empréstimo, renovação, reserva de livros, consulta ao acervo, acesso às normas da ABNT, sistema gerador de ficha catalográfica, treinamento de usuários, orientação em pesquisas e acesso a bases de dados: Minha Biblioteca, Repositório Institucional e Portal de Periódicos Capes.

Estudantes podem emprestar até 3 livros e servidores até 5 livros, simultaneamente.

O prazo é de 7 dias para estudantes e 14 dias para servidores, podendo ser renovado por 4 vezes pelo mesmo período.

Atrasos na devolução geram a suspensão de novos empréstimos. Um dia de atraso corresponde a dois dias sem novos empréstimos.

As renovações podem ser feitas até 2 vezes on-line através do sistema Gnuteca ou IFRO Mobile e 2 vezes diretamente no balcão de atendimento, desde que o livro não esteja reservado por outro usuário ou em atraso.

Sim. Desde que realize o empréstimo no balcão de atendimento. Materiais de consulta local, ou seja, que possui somente um exemplar no acervo, não podem ser retirados.

Sim. Poderão realizar empréstimo entre bibliotecas do IFRO, usuários com vínculo institucional. O usuário, interessado em materiais de outros campi, deverá solicitar ao bibliotecário do seu campus de origem. O prazo de devolução será maior em virtude dos trâmites que demandam mais tempo, porém não será renovável.

Sim. O estudante pode realizar empréstimos no balcão de qualquer biblioteca do IFRO, mas deve devolver na mesma unidade.

Não. As obras devem ser devolvidas na biblioteca onde foi efetuado o empréstimo.

Não. Somente o próprio usuário pode realizar empréstimos, pois o login é pessoal e intransferível.

A reserva de um livro emprestado pode ser feita pelo sistema Gnuteca ou no balcão da biblioteca.

A notificação de disponibilidade de livro reservado será enviada automaticamente por e-mail pelo sistema Gnuteca.

A reserva é válida por 24 horas após o livro estar disponível. Após esse período, ele será liberado para outro usuário.

Sim. Oferecemos acesso a milhares de e-books através da Biblioteca Virtual Minha Biblioteca. O acesso pode ser feito pelo SUAP na tela inicial (Biblioteca-serviços on-line) ou Catálogo da biblioteca (livros destacados com o link Ler na Minha Biblioteca). Ambos com prévia autenticação de usuário e senha.

Sim. As bibliotecas oferecem acesso à internet via Wi-Fi.

Sim. Há computadores disponíveis para pesquisa acadêmica e/ou desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e científicos.

Sim. Para utilizar basta consultar a disponibilidade no balcão de atendimento da biblioteca e verificar os critérios de uso do seu campus.

Sim. Os bibliotecários estão disponíveis para orientar sobre fontes de pesquisa e normas técnicas.

Sim. Oferecemos, sob demanda, treinamentos sobre normas técnicas da ABNT, uso de bases de dados, como Repositório Institucional, Portal de Periódicos Capes, biblioteca virtual Minha Biblioteca e técnicas de pesquisa acadêmica e uso de sistemas institucionais da biblioteca.

O acervo pode ser consultado on-line através do sistema Gnuteca, no endereço: https://biblioteca.ifro.edu.br/

É o sistema de gerenciamento do acervo da biblioteca, onde você pode consultar livros e renovar empréstimos e fazer reservas de livros.

O usuário e a senha são os mesmos dos demais sistemas institucionais, como o SUAP.

Não. O uso da biblioteca e seus serviços são gratuitos, porém atrasos na devolução de livros emprestados podem gerar a suspensão de novos empréstimos de livros.

Sim. A biblioteca funciona em horários alternativos, mas verifique os horários específicos de cada campus.

Caso o material seja irreparavelmente danificado ou extraviado, fica o usuário obrigado a restituir outro exemplar do mesmo título, autor, ano e edição ou mais recente.

Não. O BO não isenta o usuário da obrigação de repor o material em caso de roubo ou furto e a regularização da situação do usuário junto à Biblioteca ocorrerá somente após a reposição efetiva do material.

O estudante em situação de vulnerabilidade social, devidamente comprovada pelo setor de assistência ao educando do campus, poderá ser isento de reposição de material danificado e/ou extraviado.

Consideram-se danos as avarias: rasgos, riscos, grifos, amassados, páginas arrancadas, páginas molhadas, entre outras, e que não caracterizam desgaste natural pelo uso do material.

Sim. Independentemente de quem causou o dano, será responsabilizado o usuário que efetuou o empréstimo.

Sim. As doações são aceitas, desde que os livros estejam em bom estado e sejam pertinentes à coleção da biblioteca.

Sim, por meio do Portal de Periódicos da CAPES.

Sim. Alunos e servidores do IFRO têm acesso à coleção completa das Normas Técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e à coleção completa das Normas Técnicas da Associação Mercosul de Normalização (AMN), além das Normas Regulamentadoras (NRs), do Ministério do Trabalho, relacionadas à segurança e medicina do trabalho.

As senhas são individuais por campus. Consulte a biblioteca de seu campus diretamente no balcão de atendimento ou através do e-mail ou telefones disponibilizados. Clique no link de consulta: Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte e Vilhena.

O TCC é entregue mediante autodepósito no Repositório Institucional (RI) do IFRO. Consulte o tutorial de submissão no RI clicando aqui.

Não, somente um estudante fará o autodepósito no Repositório Institucional (RI) do IFRO e incluirá os outros como autores.

A Ficha Catalográfica para os Trabalhos de Conclusão de Curso no âmbito do IFRO é feita pelo próprio estudante através do preenchimento das informações solicitadas no Sistema Gerador Automático de fichas catalográficas do IFRO.

Para acessar o conteúdo restrito do Portal de Periódicos da CAPES remotamente, o IFRO utiliza o sistema da CAFe (Comunidade Acadêmica Federada). Esse sistema permite que usuários com vínculo ativo na instituição acessem bases de dados, e-books e periódicos assinados pela CAPES fora da rede do IFRO.

Passos para acessar remotamente via CAFe:

  1. Acesse o Portal de Periódicos CAPES.
  2. Clique em "Acesso CAFe".
  3. Selecione o IFRO como sua instituição.
  4. Faça o login usando o mesmo usuário e senha do SUAP.

É um documento emitido pela biblioteca que comprova que o usuário, seja estudante ou servidor, não possui pendências com as bibliotecas do IFRO, por exemplo empréstimos de livros ativos.

Para solicitar o Nada Consta entre em contato com a biblioteca através dos contatos disponíveis. Clique no link de consulta: Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte e Vilhena.

A pedido do servidor ou do setor de Gestão de Pessoas, em casos de exoneração, remoção, licença, redistribuição, afastamento ou desligamento;

A pedido do discente ou da Coordenação de Registros Acadêmicos, em casos de trancamento, renovação de matrícula, desligamento, conclusão de curso, expedição de diplomas, histórico escolar, transferência ou desistência;

No caso de estagiários(as) e funcionários(as) terceirizados(as), o departamento responsável deverá solicitar a declaração de Nada Consta para anexar ao respectivo processo de desvinculação institucional.

Certificação (Ensino Médio Integrado): O estudante deve devolver todos os livros emprestados para que seja possível a biblioteca emitir o documento de Nada Consta na biblioteca.

Colação de Grau (Ensino Superior): O estudante deve realizar o autodepósito do TCC, incluindo capa, folha de rosto, ficha catalográfica e a versão final do trabalho no Repositório Institucional, devolver todos os livros emprestados para que seja possível a biblioteca emitir o documento de Nada Consta na biblioteca.

Sim. Qualquer pessoa pode fazer a devolução do material emprestado.

Não. O consumo de alimentos e bebidas é proibido no interior da biblioteca. Somente água, desde que esteja armazenada em garrafas com tampas.

Sim. Mediante utilização de fones de ouvido.

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