Sobre a Ouvidoria
OUVIDORIA DO IFRO
Endereço: Avenida Tiradentes, nº 3009 - São João Bosco, 76803-780 – Porto Velho/RO
Horário de Funcionamento: 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00
Gislaine Cristina Rodrigues de Souza
Ouvidora Geral do IFRO
Telefone: (69) 2182-9602 / 2182-9605
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A Ouvidoria é um espaço aberto para a sociedade. Por meio deste canal de atendimento o IFRO recebe e responde manifestações, que são: sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias sobre as políticas e os serviços públicos oferecidos pelo Instituto. A sua participação – aluno, servidor ou membro da comunidade – nos permite identificar problemas e propor melhorias e mudanças, assim como corrigir as situações irregulares que, alheias a vontade da gestão, possam estar acontecendo. Qualquer cidadão pode procurar a ouvidoria e apresentar uma manifestação, isto é, expressar suas ideias, fazer questionamentos, sugerir melhorias. Esta atitude contribui para o aperfeiçoamento da gestão pública e melhora a qualidade do ensino oferecido pelo IFRO.A Ouvidoria é coordenada por um servidor da instituição, ao qual chamamos de Ouvidor. É ele que recebe e dá os devidos encaminhamentos, no âmbito institucional, das denúncias, reclamações, informações, elogios, solicitações e sugestões referentes aos serviços prestados pela Instituição.
A nomeação e a exoneração do Ouvidor são atos do Reitor depois de submetidos à aprovação do Conselho Superior.
A composição, competências e funcionamento da Ouvidoria estão definidos no Regimento Geral e no Regimento Interno do IFRO.
Perguntas
Ouvidoria e Manifestações:
A ouvidoria é um canal para você apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. No serviço público, a ouvidoria é uma espécie de “ponte” entre você e a Administração Pública (que são os órgãos, entidades e agentes públicos que trabalham nos diversos setores do governo federal, estadual e municipal).
A ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso.
As atividades da ouvidoria não se resumem a receber e encaminhar o que chega. A partir das informações trazidas pelos cidadãos, a ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares no órgão ou entidade.
Manifestar é o ato de expor, apresentar, declarar, tornar visível, publicar. A manifestação é uma forma de o cidadão expressar para a ouvidoria seus anseios, angústias, dúvidas, opiniões. Assim, pode auxiliar o Poder Público a aprimorar a gestão de políticas e serviços, ou a combater a prática de atos ilícitos.
3 - Quais são os tipos de manifestação?
SIMPLIFIQUE: Se você acha a prestação de um serviço público muito burocrática, poderá apresentar solicitação de simplificação, por meio de formulário próprio, denominado Simplifique!
SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal;
ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;
SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;
RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa a serviço público; e
DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.
4. Como posso entrar em contato com a Ouvidoria do IFRO?
Pelo sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-ouv) https://sistema.ouvidorias.gov.br.
Redes Sociais