Equipe da biblioteca do Campus Ariquemes promove “Prêmio Leitor do Mês”

Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 18h46 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 18h47 | Acessos: 2343

Campus Ariquemes Leitor do mês 4

A biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, promoveu, no dia 23 de abril, a premiação para o usuário “Leitor do Mês”. A ação baseou-se em relatórios do sistema de empréstimo do setor, Gnuteca, e em fichas individuais dos alunos, através dos quais se identificou o aluno que mais realizou empréstimos de livros durante o mês de março, além de ter cumprido algumas regras, tais como devolver obras emprestadas dentro do prazo previsto para devolução e não ter restrições no seu histórico na biblioteca.

O prêmio contou com duas modalidades: 1) ensino médio técnico; e 2) ensino superior. No mês de março, os seguintes usuários cumpriram os requisitos para alcançar a premiação: a acadêmica Grazieli Stefani da Silva Mariano, do 3º período do Curso de Agronomia e o estudante Lucas Barbon da Silva, do 2º Ano C do Curso Técnico Integrado em Agropecuária. Os educandos receberam kits personalizados do IFRO, composto por caderno, bloco de anotações, caneta e sacola de pano reutilizável, além de uma caneca personalizada em alusão ao Dia Mundial do Livro e do Autor.

A coordenadora da biblioteca do Campus Ariquemes, bibliotecária/documentalista, Renilce Silva Morais, destacou que a equipe do setor, consciente da relevância da prática da leitura no processo de aquisição de conhecimento e de contínua reflexão, estimula as práticas de leitura entre os estudantes. “Como profissional, fico realizada em ver a biblioteca sempre bem-utilizada pelos alunos do campus. Isso, na verdade, é possível, em grande parte, devido o nosso empenho em organizar a biblioteca e em promover esse tipo de atividade cultural, assim como a necessidade de mantermos nosso acervo bem organizado”, disse.

Para o estudante Lucas Barbon da Silva, “é muito importante ler, pois proporciona um conhecimento a mais de livros de grandes autores, por exemplo. Também reforça nossa aprendizagem. O ambiente calmo nos ajuda na concentração, e isto a biblioteca proporciona. Além disso, os computadores nos ajudam muito, eu, por exemplo, não possuo computador em casa e se não tivesse a biblioteca, seria muito difícil manter meu rendimento escolar no Instituto. E eu acho que o livro é um conhecimento com maior credibilidade”. O aluno complementou dizendo: “Estou muito feliz com essa premiação e essa conquista não é só minha, tem vários envolvidos nisso, várias pessoas ajudaram-me nisso”.

Segunda a acadêmica Grazieli Stefani da Silva Mariano “[...] a leitura é muito importante para você adquirir conhecimento, e da possibilidade que você tem de entrar em um mundo diferente, ler por prazer, ler para conhecer palavras novas. Acho a biblioteca muito importante, pelo fato de que a mesma possui tanto livros de literatura quanto de conhecimentos de várias outras áreas. Além disso, o livro impresso traz maior segurança, na pesquisa, oferece maior credibilidade. Também a biblioteca oferece um ambiente calmo, confortável, propício para o estudo”. A acadêmica avaliou, ainda, sua conquista: “Eu me sinto bem feliz por ter o reconhecimento do Instituto, por ter lido bastantes livros, é muito bom”.

• Campus_Ariquemes_-_Leitor_do_mês_1
  • Campus_Ariquemes_-_Leitor_do_mês_2