Vacinação de bezerras contra Brucelose Bovina é realizada no Campus Ariquemes
A equipe do Departamento de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Diepe/IFRO), Campus Ariquemes, realizou a vacinação contra a brucelose bovina nas bezerras do rebanho no dia 26 de fevereiro.
A brucelose bovina é uma zoonose, doença que pode ser transmitida para os humanos e trazer graves riscos à saúde pública, além de causar grandes prejuízos à bovinocultura. É uma doença de notificação obrigatória, caso algum animal esteja com a doença, é preciso notificar a Agência de Defesa Sanitária do estado, em Rondônia é o Idaron, e o animal acometido deve ser identificado e sacrificado para prevenção da disseminação da doença.
Conforme o Coordenador de Produção Animal, Jomel Francisco dos Santos, como ação de prevenção, a vacinação das bezerras de três a oito meses é de caráter obrigatório e sua realização é uma das principais garantias de manter o rebanho livre dessa importante doença. Foram vacinadas 11 bezerras e identificadas com marcação do último número do presente ano, o que garante o reconhecimento da realização deste importante manejo.
O manejo faz parte das ações do Diepe do Campus Ariquemes, que tem como objetivo manter e promover cada vez mais o bem-estar dos animais do rebanho, zelando por sua saúde e consequentemente a saúde de toda a comunidade acadêmica em Ariquemes. “Agradecimentos à equipe que realizou a ação: vacinadores os Técnicos em Agropecuária Tiago e Mayko, a ajuda no manejo dos animais aos colaboradores Pedro, Roberto e Valdinei, e aos coordenadores, Médico Veterinário e Coordenador da Produção Animal Jomel e ao Chefe do Departamento de Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão Técnico em Alimentos e Laticínios, Anthonioni”, resumem os membros da equipe.
Redes Sociais