NOTA DE ESCLARECIMENTO

Publicado: Segunda, 27 de Março de 2023, 19h37 | Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2023, 19h45 | Acessos: 75419

img nota campus ariquemes IFRO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, vem esclarecer sobre publicação veiculada recentemente em site de notícias denunciando suspeita de maus-tratos de animais bovinos na unidade. Após apuração junto ao Departamento de Integração, Pesquisa, Extensão e Ensino (DIEPE), que administra os locais de criação e manejo de animais do Campus, verificou-se que a situação citada não procede. Não há registros ou denúncias formalizadas junto ao IFRO sobre cenas de maus-tratos aos animais.

O Instituto integra-se como uma rede, sendo habitual que haja intercâmbio entre as unidades nas atividades com alunos. Em atividade realizada na última semana, o Campus Ariquemes realizou uma parceria com o Campus Jaru, onde os alunos do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária, acompanhados de professores, realizaram exames nos animais no dia 23/03/2023.  A atividade ocorreu a fim de proporcionar ambiente de aula prática adequado aos acadêmicos e auxiliar na sanidade dos animais do Campus Ariquemes, onde não se verificou nenhuma anormalidade.

Em visitas recentes, seja durante visitas técnicas ou aulas práticas, o servidor médico veterinário do IFRO Campus Jaru, que esteve no Campus Ariquemes, também não observou nenhum animal que estivesse descuidado em suas necessidades básicas para a manutenção de seu bem-estar. O que sempre visualizou foram animais bem nutridos, hígidos, de bom comportamento (dóceis) e de fácil manejo, sem evidência de estresse excessivo.

O IFRO Campus Ariquemes apresenta uma equipe de profissionais que atuam constantemente tomando medidas de atenção e cuidados, além de buscar parcerias para melhorar as questões sanitárias necessárias aos animais. O Instituto zela por uma política institucional que busca desenvolver atividades técnicas que colaborem com o desenvolvimento dos setores, especificamente no caso do setor animal, cuidando desde a parte nutricional e sanidade animal, até a manutenção dos espaços físicos e estrutura adequada para a as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Dessa forma, o IFRO repudia a disseminação de notícias falsas e coloca-se à disposição da comunidade, da imprensa e dos órgãos de controle para recebimento e averiguação de denúncias.