Campus Ariquemes oferta oficinas de Robótica para alunos do sexto ano da Escola Municipal Levi Alves de Freitas

Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2022, 12h46 | Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2022, 17h58 | Acessos: 180738

Ariquemes Extensão 1Cinco oficinas de Robótica foram ofertadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, à Escola Municipal Levi Alves de Freitas. Os eventos extensionistas foram destinados aos alunos do sexto ano do ensino fundamental.  A primeira turma, com 3 workshops, ocorreu nos dias 21 e 28 de setembro, com 15 alunos atendidos. E a segunda turma, em 2 workshops, dias 5 e 17 de outubro, contemplando mais 15 alunos.

A ação é do Departamento de Extensão do Campus Ariquemes, por meio do Programa IFROmatizando, que tem como objetivo ofertar oficinas de robótica para alunos do ensino fundamental e médio. Os professores e alunos monitores se prepararam durante 3 meses, estudando o material disponibilizado pela Lego para a construção dos robôs. O IFROmatizando também objetiva criar conteúdo digital para soluções de problemas de Informática e Tecnologia. Desde 2021, são produzidos conteúdos nas redes sociais e realizadas diversas atividades extensionistas por meio de workshops de robótica, automação e impressoras 3D e também qualificação profissional, por meio de formação inicial e continuada para diversos públicos.

O IFRO Ariquemes possui termo de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Educação, e como evento piloto foi escolhido apenas 1 turma de sexto ano da escola Levi Alves de Freitas. Estão envolvidas na ação as Professoras do Campus Ariquemes, Eudóxia Lottie Silva Moura e Miriam Bertotti, mais a representante da Semed, a Professora Valdilene Soares da Silva, demais professores e coordenadores, orientando os alunos. Participam também da organização os alunos do segundo ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática: Ane Ludmila Monteiro Machado, Luiz Felipe Paniz Rodrigues, Luiz Henrique Barreto, Anna Clara de Souza Queiroz, Carlos Vitor de Oliveira, Arthur Basseto Trevizan, Julia Kristine da Silva Bernard, Ariél Samanta de Almeida Gutierres e Wendell de Laia Menezes.

“A parceria com a SEMED sempre teve bons resultados, pois a equipe que está envolvida no projeto sempre atua de forma pontual e organizada. Além disso, vi o desenvolvimento nos nossos alunos do curso técnico, sempre com cuidado, com carinho da turma do ensino fundamental. A responsabilidade com que nossos alunos extensionistas atuaram foi o diferencial para o sucesso desse projeto”, ressalta a Professora Eudóxia.

• Ariquemes-Extensão_1
  • Ariquemes-Extensão_2