Aula online reúne turma de Agronomia no Campus Ariquemes

Publicado: Terça, 24 de Março de 2020, 12h14 | Última atualização em Segunda, 30 de Março de 2020, 18h27 | Acessos: 149132

ariquemes onlineNesta segunda-feira, dia 23, a professora do quinto período de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO), Campus Ariquemes, Quezia Rosa, conseguiu juntar praticamente toda a turma na disciplina Gestão no Agronegócio. Estava sendo trabalhado o conteúdo “Sistemas Agroindustriais: Coordenação, Governança e Custos de Transação” por meio de uma ferramenta online de interação em grupo. “Vi um professor no Instagram (Fábio Reges da Agronomia da UNIR) fazendo uso da ferramenta Zoom e me interessei pelo resultado dele, uma vez que os alunos passaram a compartilhar a experiência. Baixei o APP e fiz alguns testes com um grupo de alunos, e juntos fomos aprendendo a utilizar”.

A aula foi preparada com slide e com atividade ao final. O arquivo foi compartilhado para visualização através do próprio aplicativo, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/IFRO), onde podem baixar a aula gravada, e o link para os vídeos disponibilizado no drive. Durante a transmissão, os alunos puderam se manifestar à medida que tiveram dúvidas ou contribuições. Na avaliação da docente, a dinâmica da aula foi surpreendente, inclusive com os alunos fazendo as brincadeiras costumeiras de sala de aula.

“Desde que foi decretado trabalho remoto, eu estava preocupada em como conduzir as aulas de modo que não houvesse prejuízo para os alunos, ou pelo menos que os prejuízos fossem minimizados. Me recusei a perder o semestre para a pandemia. Acreditava e acredito que é possível fazer sempre o melhor para os alunos, se realmente estivermos dispostos a isso. Apesar do AVA ser uma ótima ferramenta, a disciplina carece de reflexão e interação para obter o melhor proveito”, afirmou.

Os acadêmicos gostaram tanto que passaram a recomendar para outros professores. “Ao final, creio que o resultado foi alcançado e esta aula online não ficou devendo nada a uma aula que ocorreria presencialmente. Sei que a utilização excessiva, para alunos que não tem perfil de aula EaD, pode trazer alguns transtornos, mas no momento, dada as nossas circunstâncias e responsabilidade em nos mantermos em isolamento social, é a melhor alternativa”.

Avaliação

Com a suspensão preventivamente das atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Instituto Federal de Rondônia desde o dia 18/03/2020, a comunidade escolar busca formas de continuar realizando suas atividades remotamente.

Na aula do Curso de Agronomia do Campus Ariquemes com a professora Quezia Rosa estavam presentes 22 dos 23 alunos que cursam a disciplina. Witória de Araújo relata que “foi uma aula bem prestativa, de grande importância, em que houve a interação entre a professora e os alunos diretamente. Pudemos tirar dúvidas durante a aula, através do aplicativo Zoom, a qual dá oportunidade de fazer como uma chamada de vídeo”.

A aluna Melissa conta que “devido ao surgimento desse vírus, essa pandemia que está acontecendo, tivemos que nos reajustar a respeito das aulas, tivemos que encontrar uma ferramenta que interagisse com o professor. E a professora Quezia nos indicou uma ferramenta bem proveitosa e dinâmica, que foi esse APP Zoom, no qual pudemos interagir com o professor e com os outros alunos, ter participação direta, esclarecer dúvidas, questão de compartilhamento de arquivos. Foi bem dinâmica essa experiência que tivemos e indicaríamos para qualquer docente”.

Lukas Lima acrescentou “é uma ferramenta muito intuitiva, possibilitou tirar todas as dúvidas necessárias e foi uma dinâmica de aula maravilhosa”.