Campus Ariquemes tem projeto de inclusão educacional Cantando os Saberes Escolares

Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 08h23 | Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2019, 08h25 | Acessos: 77855

Campus Ariquemes Projeto Cantando os Saberes Escolares 5O projeto de inclusão educacional “Cantando os Saberes Escolares” do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ariquemes, organizou uma palestra musical no dia 17/10, no auditório do museu. O convidado foi o aluno da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Paulinho Duque, que estava acompanhado de sua avó Emília Carmelita de Oliveira e do professor de música da APAE, Fernando Zerri.

Além de muita música, a palestra abordou o tema da inclusão e a experiência de Paulo Duque na apresentação em programa televisivo. O Paulinho, como é chamado pelos amigos, nasceu prematuro de sete meses, com paralisia cerebral e deficiência visual. Ele participou, em março, em programa nacional da Rede Globo, onde conheceu o DJ Alok e foi convidado a participar de um show para mais de 70 mil pessoas no estádio Governador Magalhães (Mineirão), em Belo Horizonte (BH), bem como teve participação especial em outubro no show em Porto Velho (RO).

Fernando Zerri, que acompanhou musicalmente Paulinho, falou um pouco sobre a experiência em trabalhar com alunos da APAE e de como enfrentou a doença da meningite na infância. A avó, Emília Carmelita de Oliveira, acompanha sempre o neto e aproveitou o momento para dar o seu depoimento de como cuidou o Paulinho durante todos esses anos.

A palestra musical aproveitou os eventos da Feira de Estágio e o II Simpósio Tecnológico de Alimentos, realizados no mesmo dia. No encerramento, o grupo vocal do projeto cantou uma música junto com a dupla.

Na opinião da Professora de História, Vanessa Fronza, a apresentação teve duas funções: uma didática do ponto de vista da educação inclusiva e outra motivadora do ponto de vista interpessoal. Ela ainda disse que o depoimento da avó tocou na questão de adaptação e da necessidade de fazer o dobro de esforço para alcançar resultados quando se lida com a inclusão. A integrante do projeto, Emilly Fernanda Mota da Silva, cantou junto com Paulinho. A estudante afirmou ter ficado impressionada com a desenvoltura do jovem no palco e do potencial da música como agente de transformação.

Segundo o Professor de Música do Campus Ariquemes, Manoel Schiavi, o projeto de inclusão educacional tem como objetivo promover a educação musical através da prática vocal, oportunizando aos integrantes do grupo a expansão da sua formação cultural e de seus conhecimentos acadêmicos e humanísticos através do fazer artístico e da interação com os pares, através de temas e ações de educação inclusiva. “Com a vinda do Paulinho Duque, foi possível aprender o potencial da música em debater temáticas sobre diversidade e inclusão, trabalhando a diferença em relação ao outro de maneira respeitosa, conhecendo a diversidade cultural entre os alunos e da sociedade como um todo”, afirmou.

“O Paulinho Duque nasceu com paralisia e ainda na incubadora perdeu a visão, devido a isso ele possui uma audição extremamente aguçada e tem o ‘ouvido absoluto’, um dom que permite que a pessoa identifique qualquer nota musical apenas ao ouvi-la”, finalizou Manoel.

• Campus_Ariquemes_-_Projeto_Cantando_os_Saberes_Escolares_1
  • Campus_Ariquemes_-_Projeto_Cantando_os_Saberes_Escolares_3