Campus Ariquemes realiza Aula Inaugural do curso FIC Inglês Básico

Publicado: Sexta, 22 de Março de 2019, 19h18 | Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2019, 19h28 | Acessos: 2315

Campus Ariquemes Aula Inaugural FIC 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, realizou na noite de segunda-feira (18) a Aula Inaugural do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Inglês Básico e Legislação do Direito da Mulher, que integra o Projeto Empoderamento da Mulher.   A atividade foi realizada no auditório do Museu do Campus e contou com a participação de servidores, alunos e comunidade local.

Na abertura da solenidade houve a realização de uma apresentação musical intitulada “Touch of heaven”, interpretada pelos alunos egressos do Campus, Kaleb Morais e Vanderson de Souza. Também foram apresentados diálogos em Inglês, com a participação do professor de Língua Inglesa, Edevaldo Cláudio da Silva e os alunos Andrew, Karine Nogueira e Kaleb Moraes.

A cerimônia contou também com palestra ministrada pelo Sargento Varllei Braga, da Polícia Militar e comandante da Patrulha Maria da Penha, sobre o “Contexto Social da Mulher Ariquemense”. A Coordenadora de Cursos FIC do Campus Ariquemes, Eudóxia Lottie Silva Moura, apresentou a estrutura e funcionamento da capacitação, os professores das disciplinas e outra informações referentes ao curso. As cursistas receberam na entrada do evento um kit com materiais de estudos e camisetas.

A Chefe do Departamento de Extensão (Depex), Agna Maria de Souza Coelho, enalteceu a parceria com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e o apoio do 7º Batalhão da Polícia Militar de Ariquemes. Segundo ela, as ações do curso deste projeto são de grande relevância, pois pretendem informar as mulheres sobre seus direitos para que as mesmas possam se proteger das mais variadas situações de violência doméstica e pessoal, além de empoderá-las com conhecimentos capazes de expandir as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, incentivando-as assim a atingir um grau de autonomia fundamental para o alcance de seus objetivos.

Sobre o Projeto

O curso integra o Projeto Empoderamento da Mulher. Trata-se de uma ação do IFRO, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SPM), que tem por objetivo oferecer formação inicial e continuada a mulheres em vulnerabilidade social do Estado de Rondônia, com foco na empregabilidade, no desenvolvimento de características empreendedoras, na autonomia e na emancipação das mulheres, em diversas localidades.

Sobre o curso

O Curso FIC de Inglês Básico tem por objetivo desenvolver noções básicas de comunicação oral e escrita em língua inglesa para uso nas atividades profissionais e pessoais cotidianas. Já a parte do Curso que trata da legislação busca levar informação e conhecimento a respeito do direito da mulher. Por meio de parceria firmada, as aulas acontecerão no Espaço da UNIR de Ariquemes, em duas turmas nos períodos vespertino e noturno, às segundas, quartas e sextas-feiras.

• Campus_Ariquemes_-_Aula_Inaugural_FIC_1
  • Campus_Ariquemes_-_Aula_Inaugural_FIC_10