Campus Ariquemes recebe o lançamento do PDI

Publicado: Quinta, 05 de Abril de 2018, 11h06 | Última atualização em Quinta, 05 de Abril de 2018, 11h06 | Acessos: 2254

Lançamento PDI 2018 IFRO Ariquemes 14

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) encerrou no Campus Ariquemes a fase de apresentação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com vigência de 2018-2022. As reuniões ocorreram no dia 28 de março em Ariquemes e encerraram a fase de apresentação do Plano à comunidade, depois de percorrer todos os campi e reitoria.

Segundo o Diretor-Geral do Campus Ariquemes, Osvino Schmidt, o PDI constitui-se no mapa da instituição, sendo um documento que “balizará todas as ações com vistas ao alcance dos objetivos educacionais”. Para ele, a oferta de uma educação de excelência, como se propõe o IFRO, passa pela construção coletiva, sendo, portanto, fundamental o acesso, conhecimento e envolvimento de todos os seguimentos da comunidade educativa e sociedade em geral no planejamento e execução das ações.

A Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Maria Fabíola de Assumpção, fez uma avaliação geral de todas as apresentações afirmando que foram muito positivas, incluindo a participação da comunidade. “Em todos os campi tivemos participações muito expressivas de estudantes e servidores. Durante o lançamento do PDI além de apresentar o documento em si, foi apresentada também a metodologia de acompanhamento e execução deste plano, e acreditamos que esse documento será a carta magna do IFRO, que vai trazer as orientações básicas para o nosso crescimento e nossa expansão”, ressaltou.

O Plano de Desenvolvimento Institucional é o documento estratégico com vigência de cinco anos (2018-2022). Nele estão contidas: missão, visão, metas, indicadores, plano de oferta de cursos, plano de obras e investimentos, previsão orçamentária e financeira, projeto pedagógico institucional, estrutura organizacional e o portfólio de serviços ofertados aos alunos e a sociedade em geral.

A cerimônia de lançamento do PDI oferece publicidade e transparência à comunidade acadêmica e sociedade das ações desenvolvidas no âmbito do Instituto Federal de Rondônia. O evento contou com a presença de docentes, técnicos, alunos e membros da comunidade local. Na atividade estava ainda o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, e o Diretor de Planejamento, Leonardo Sousa Araújo. Na oportunidade, destacou-se ainda que em 2018, os Institutos Federais completam 10 anos de existência. Eles foram criados pela Lei nº 11.892, de 29 dezembro de 2008, quando o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Além de apresentar à comunidade acadêmica o documento institucional que norteará as ações institucionais do período, a maior divulgação do PDI revela que a proposta é se manter enquanto resultado de discussão coletiva entre todos os envolvidos: profissionais da educação, alunos e sociedade civil. “Vamos conseguir com que todos participem, porque agora todos estão conhecendo o documento. Acreditamos que foi um trabalho muito válido, valeu muito percorrer todo o IFRO e fazer essa ação encerrada no Campus Ariquemes. Consideramos uma missão cumprida a divulgação de todo o plano em todo o Instituto Federal de Rondônia”, concluiu Fabíola de Assumpção.

• Lançamento_PDI_2018__IFRO_Ariquemes_1
  • Lançamento_PDI_2018__IFRO_Ariquemes_12