Campus Ariquemes realiza Semana Ambiental para o ensino infantil

Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2017, 18h14 | Última atualização em Quarta, 28 de Março de 2018, 09h17 | Acessos: 2267

Campus Ariquemes 5

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, realizou o projeto “Semana Ambiental: uma abordagem simples e dinâmica para a conscientização no ensino infantil”. O projeto de extensão ocorreu na Escola Infantil Castorzinho, de 20 a 24 de novembro, com a participação de 40 alunos com idade entre cinco e seis anos.

O projeto de extensão desenvolveu atividades de forma lúdica e interdisciplinar, priorizando todos os eixos temáticos. A busca por realizar o atendimento ao público externo, também visou à divulgação do IFRO e a valorização ambiental, trabalhando com o público infantil o correto uso de recursos naturais e a destinação de resíduos.

No primeiro dia houve observação do ambiente de sala de aula, em que os alunos viram questões de limpeza, organização, se havia lixeiras para destinação adequada do lixo e responderam a questionamentos sobre a importância de jogar o lixo no lixo. Em seguida, durante um passeio nas dependências da escola, a observação ocorreu na área externa. Para concluir o primeiro encontro, foi realizado o plantio de uma semente de feijão, para enfatizar a importância das plantas e da água, em que os estudantes teriam no final da semana uma surpresa.

“Nos demais dias realizamos várias atividades, construímos com os alunos jogos de memória com peças que faziam alusão a vidro, madeira, restos de comida, papel e plástico. Brincamos com o jogo da memória e utilizamos um método alternativo aliado a esse jogo, pois quando fazíamos um par, tínhamos também que descartar na lixeira correta. Com isso, construímos com os alunos lixeiras que faziam alusão à coleta seletiva, feitas a partir de caixas de papelão envelopadas com papel colorido, cada uma com a função de coleta de lixo específico”, explica o coordenador do projeto, Mayko Fernandes.

O grupo também passou um vídeo sobre a temática da preservação do meio ambiente, criou cantiga de respeito à natureza e paródia adaptada enfatizando o respeito aos demais colegas. “No encerramento, fizemos uma atividade com grãos de feijão. Algumas plantas estavam germinando e outras ainda não, falamos da importância da água para a vida, pois se tem água, o grão germina e tem vida. Se falta água, o grão morre”, complementa Mayko. No final desta semana, será realizado o cultivo de uma horta, e ainda os representantes do IFRO, juntamente com os alunos, irão plantar as mudas de feijão. “Deixaremos além da importância da preservação, uma fonte de recursos que serão utilizados na alimentação diária no refeitório”, fala o servidor.

A iniciativa tem colaboração de Quezia Rosa e Bruno Antônio, também do Campus Ariquemes, e dos acadêmicos da licenciatura em Biologia, Marilaine Rodrigues e Tiago Bratilieli. Segundo os organizadores, a educação ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos. Para os participantes do projeto, é de suma importância a conscientização da preservação do meio ambiente, uma vez que todos precisam que os recursos naturais sejam sempre puros. “A conscientização quanto a essa preservação deve iniciar cedo, pois é muito mais fácil fazer as crianças entenderem a importância da natureza e quando esse ensinamento inicia logo, elas com certeza vão crescer com essa ideia bem formada”, conclui Mayko.

• Campus_Ariquemes__1
  • Campus_Ariquemes__2