Oficina de iniciação de xadrez é ministrada por alunos de Ariquemes
Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, ministraram oficina teórica e prática sobre o jogo de xadrez, no Polo de Educação a Distância do IFRO, no dia 19 de setembro. A atividade foi orientada pelos professores do Campus das áreas de Educação Física, Andressa Lima, e de Artes, Oscar Borche. Participaram os alunos Iago Macedo, Camila Bogorni e Letícia Stedile.
A oficina foi voltada para professoras da rede pública, tendo parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ariquemes e a colaboração da professora Dirce Marinho da Escola Municipal Dirceu de Almeida. Buscou-se despertar o interesse pela modalidade do xadrez e ensinar as regras básicas do jogo, uma vez que inserir e incentivar a modalidade do xadrez no ambiente escolar serve como ferramenta de auxílio no processo de ensino aprendizagem dos alunos de maneira lúdica.
Segundo a professora Andressa a oficina foi muito positiva no desenvolvimento dos próprios alunos do IFRO, que demonstraram superação e dinamicidade na preparação e execução do curso ao passarem a ser multiplicadores da modalidade. Os três são competidores que representaram o campus nos últimos jogos escolares na modalidade do xadrez. Camila e Letícia ficaram em primeiro lugar no JIEMA (Jogos Interescolares do Município de Ariquemes), nas fases regionais, e estão classificadas para a fase estadual no próximo mês de outubro. Elas também estão compondo a equipe municipal de xadrez da cidade de Ariquemes, que irá competir nos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR). O JIR ocorrerá na cidade de Ariquemes no final de setembro. E durante a primeira fase do JIFRO (Jogos do IFRO), em Porto Velho, as estudantes ficaram em primeiro lugar e Iago compôs a equipe que ficou em terceiro lugar no xadrez em grupo.
A aluna Letícia Stedile comentou que no início estavam preocupados de como seria a recepção por parte dos professores, mas conforme a oficina evoluiu, a interação e participação dos professores foi muita boa e superou as expectativas. O período matutino foi voltado para teoria e regras básicas para iniciação do xadrez. Já no período vespertino o destaque foi para a prática e todos tiveram a oportunidade de vivenciar o xadrez, manuseando o tabuleiro e as peças em grupos de quatros pessoas. A intenção da divisão em grupos era a de que os participantes se autoajudassem na prática e conseguissem memorizar das regras do jogo.
“Usamos um tabuleiro gigante, os coletes de cada peça, daí, falava-se sobre a movimentação do peão, chamávamos os professores e eles ocupavam o posicionamento dentro do tabuleiro de xadrez. Conseguíamos assim mostrar as situações que havíamos falado na teoria, fazendo o uso da teoria e da prática simultaneamente, de forma agregada”, explica a professora Andressa Lima.
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