Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Oficina de iniciação de xadrez é ministrada por alunos de Ariquemes

Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 10h42 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 18h27 | Acessos: 2623

Oficina parte pratica

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, ministraram oficina teórica e prática sobre o jogo de xadrez, no Polo de Educação a Distância do IFRO, no dia 19 de setembro. A atividade foi orientada pelos professores do Campus das áreas de Educação Física, Andressa Lima, e de Artes, Oscar Borche. Participaram os alunos Iago Macedo, Camila Bogorni e Letícia Stedile.

A oficina foi voltada para professoras da rede pública, tendo parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ariquemes e a colaboração da professora Dirce Marinho da Escola Municipal Dirceu de Almeida. Buscou-se despertar o interesse pela modalidade do xadrez e ensinar as regras básicas do jogo, uma vez que inserir e incentivar a modalidade do xadrez no ambiente escolar serve como ferramenta de auxílio no processo de ensino aprendizagem dos alunos de maneira lúdica.

Segundo a professora Andressa a oficina foi muito positiva no desenvolvimento dos próprios alunos do IFRO, que demonstraram superação e dinamicidade na preparação e execução do curso ao passarem a ser multiplicadores da modalidade. Os três são competidores que representaram o campus nos últimos jogos escolares na modalidade do xadrez. Camila e Letícia ficaram em primeiro lugar no JIEMA (Jogos Interescolares do Município de Ariquemes), nas fases regionais, e estão classificadas para a fase estadual no próximo mês de outubro. Elas também estão compondo a equipe municipal de xadrez da cidade de Ariquemes, que irá competir nos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR). O JIR ocorrerá na cidade de Ariquemes no final de setembro. E durante a primeira fase do JIFRO (Jogos do IFRO), em Porto Velho, as estudantes ficaram em primeiro lugar e Iago compôs a equipe que ficou em terceiro lugar no xadrez em grupo.

A aluna Letícia Stedile comentou que no início estavam preocupados de como seria a recepção por parte dos professores, mas conforme a oficina evoluiu, a interação e participação dos professores foi muita boa e superou as expectativas. O período matutino foi voltado para teoria e regras básicas para iniciação do xadrez. Já no período vespertino o destaque foi para a prática e todos tiveram a oportunidade de vivenciar o xadrez, manuseando o tabuleiro e as peças em grupos de quatros pessoas. A intenção da divisão em  grupos era a de que os participantes se autoajudassem na prática e conseguissem memorizar das regras do jogo.

“Usamos um tabuleiro gigante, os coletes de cada peça, daí, falava-se sobre a movimentação do peão, chamávamos os professores e eles ocupavam o posicionamento dentro do tabuleiro de xadrez. Conseguíamos assim mostrar as situações que havíamos falado na teoria, fazendo o uso da teoria e da prática simultaneamente, de forma agregada”, explica a professora Andressa Lima. 

  • Equipe_oficina_xadrez
  • Inicio_oficina_xadrez
  • Oficina_-_parte_teorica_com_tabuleiro_humano
  • Oficina_parte_pratica
  • Oficina_parte_teorica
  • Oficina_parte_teorica_2
  • Oficina_xadrez_-_parte_pratica
  • Parte_pratica_oficina
  • Parte_pratica_oficina_2
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.