Detector de Plágio e Cópias é desenvolvido no Campus Ariquemes visando à verificação de trabalhos acadêmicos
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, agora conta com o “Detector de Plágio e Cópias”, uma ferramenta web desenvolvida pelo professor Bruno Luiz Silva Rodighiero, da área de informática. O sistema foi projetado para facilitar a verificação com base em atividades enviados pelo AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), permitindo que professores baixem todos os trabalhos dos alunos de uma vez e os analisem em lote. Com apenas alguns cliques, a ferramenta compara todos os arquivos dentro de uma pasta, identificando possíveis cópias entre os documentos dos alunos usando métricas como Jaccard e Dice. Suportando formatos como .txt, .pdf, .odt, .html e .docx.
Segundo o Coordenador Substituto do Curso Técnico em Informática e Professor da área de Informática do Campus Ariquemes, Bruno Rodighiero, o "Detector de Plágio" elimina a necessidade de comparar arquivos individualmente, economizando tempo e promovendo a integridade acadêmica. A iniciativa atual e em evolução, com planos para futuras melhorias, foi recentemente concluída e disponibilizada para uso pelos professores da instituição. A Diretora de Ensino, Junia de Souza Lopes, elogiou a iniciativa em e-mail oficial, agradecendo o Professor Bruno pelo “empenho, dedicação e comprometimento com a integridade acadêmica”.
O público-alvo são os professores do IFRO, especialmente do Campus Ariquemes, que utilizam o AVA para gerenciar e avaliar trabalhos acadêmicos dos alunos. A ferramenta é útil para quem lida com grandes volumes de submissões e deseja verificar a originalidade em lote. O projeto foi desenvolvido pelo Professor Bruno, com apoio da administração do campus. O “Detector de Plágio” está hospedado on-line, acessível via GitHub Pages: https://bit.ly/detector-ifro ou https://brunorodrighero.github.io/detector-plagio-js-ifro/. “Isso permite seu uso em qualquer local com conexão à internet, seja no campus ou remotamente”, explica o docente.
Verificar a originalidade dos trabalhos acadêmicos é um desafio, especialmente em turmas grandes. O objetivo do projeto é promover a integridade acadêmica ao identificar cópias entre os arquivos submetidos pelos alunos, analisando simultaneamente múltiplos arquivos, identificando cópias entre alunos de forma eficiente. Isso elimina a tarefa trabalhosa de comparar arquivos individualmente, promovendo a ética acadêmica e otimizando o tempo dos professores, uma vez que a funcionalidade automatiza o esforço manual de verificação, permitindo que os docentes se concentrem em outras atividades pedagógicas. Além disso, reforça o compromisso do IFRO com a integridade acadêmica, incentivando os alunos a produzirem trabalhos originais e elevando a qualidade educacional da instituição.
Bruno comenta: “como desenvolvedor, acredito que a ferramenta é um passo importante para apoiar os professores e promover um ambiente acadêmico mais justo. A receptividade inicial dos colegas tem sido positiva, e suas sugestões serão valiosas para aprimorá-la. O sistema suporta diversos formatos e oferece configurações ajustáveis, como limiar de similaridade e tamanho do n-grama. No futuro, pretendemos adicionar a capacidade de detectar plágios de fontes on-line, ampliando ainda mais sua utilidade. Convidamos os colegas a testarem a ferramenta e compartilharem sugestões para melhorias!”, finaliza.
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