Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Do pasto degradado à produtividade: Projeto Repara une ciência e prática para fortalecer a pecuária em Ariquemes 

Publicado: Terça, 25 de Março de 2025, 11h57 | Última atualização em Terça, 25 de Março de 2025, 11h58 | Acessos: 28364

 Pasto com manejo corretoO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, fará evento aberto na ACIA (Associação Comercial e Industrial de Ariquemes) no dia 28 de março (sexta-feira), às 9 horas, para divulgar o Projeto Repara (Recuperação de Pasto Rapado). São convidados produtores rurais, servidores e alunos do IFRO e a comunidade de Ariquemes e região.

A ação é uma proposta de macroprojeto institucional, com recurso de emenda parlamentar do Deputado Federal Thiago Flores. Leva em consideração que em Rondônia a pecuária é a principal atividade econômica, no entanto, mais de 63% das pastagens do estado, o equivalente a 5,255 milhões de hectares, apresentam algum grau de degradação. Problema que resulta na diminuição do vigor forrageiro e reduz a capacidade de suporte animal por área e compromete a produtividade. Para enfrentar esse desafio, o IFRO Campus Ariquemes propôs o Projeto Repara, com o objetivo de restaurar o vigor das pastagens degradadas e de aumentar a produção de carne e leite bovino. 

A equipe de Coordenação do Repara acredita que o projeto tem uma missão transformadora: “mudar a percepção de que a pecuária é um agente de destruição das florestas e disseminar o uso de práticas agronômicas eficientes, tradicionalmente aplicadas em culturas anuais, focando no capim, a cultura de menor custo na produção animal. Dessa forma, o Repara busca não apenas recuperar pastagens degradadas, mas também promover uma pecuária mais sustentável e produtiva em Rondônia”. Além disso, colabora para o desenvolvimento regional sustentável; consolida a oferta de cursos em consonância com os arranjos produtivos sociais e locais; fortalece a comunicação institucional junto aos públicos estratégicos; promove a integração das ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica; otimiza a aplicação dos recursos orçamentários e amplia a captação de recursos extraorçamentários. 

Segundo a equipe, o principal desafio da pecuária moderna é aumentar a produção sem expandir a área de pastagem. Para alcançar esse objetivo, o Repara utilizará técnicas de manejo nas áreas de pastagem, visando melhorar os índices de produtividade, fortalecer as comunidades rurais e fixar o homem no campo. O projeto será implementado a partir de um diagnóstico inicial, que identificará as propriedades rurais em Ariquemes com pastagens em situação de fragilidade produtiva. Com base nesse diagnóstico, serão elaboradas soluções tecnológicas de curto e médio prazo, focadas na recuperação da fertilidade do solo, no manejo sustentável e na melhoria da produtividade do pasto. 

Para garantir a eficácia das ações, o projeto contará com Unidades de Referência Tecnológica (URTs), que servirão como espaços de experimentação e modelos para testar soluções em tempo real. Nessas unidades, serão gerados indicadores técnicos locais, permitindo monitorar o impacto das intervenções e comprovar os resultados. Além disso, o projeto oferecerá capacitações e treinamentos para técnicos e produtores, com ênfase em experiências práticas nas URTs. “Essas ações têm como objetivo preparar os envolvidos para adotar técnicas sustentáveis de manejo de pastagens. Ainda, dado o contexto de fragilidade tecnológica e a limitação de recursos de muitos produtores, o Repara fornecerá suporte técnico e infraestrutura, incluindo maquinário (tratores e implementos), insumos (corretivos, fertilizantes e defensivos agrícolas) e serviços de monitoramento do peso dos animais, para mensurar os resultados da recuperação das pastagens”, explica Luciane da Cunha Codognoto. 

Além da servidora Luciane Codognoto como Coordenadora Técnica, atuam os Professores Thassiane Conde, Juslei Figueiredo e Adriano Dantas. Há ainda alunos bolsistas, a proposta contempla quatro discentes do ensino médio e 10 acadêmicos de Agronomia. E, a partir do início do projeto, serão selecionados outros estudantes para participarem como colaboradores.

O Diretor-Geral do Campus Ariquemes, Adriano Dantas, enfatiza que “este projeto possui um potencial significativo para gerar impactos positivos nos âmbitos técnico, social e econômico. As ações direcionadas à recuperação do vigor da pastagem contribuem para a conservação dos recursos naturais, evitando a necessidade de desmatamento para a abertura de novas áreas. Espera-se que as ações do projeto possibilitem o aumento da produtividade e da rentabilidade, fortalecendo a economia local e assegurando a viabilidade econômica das pequenas propriedades rurais. Além disso, é importante destacar o envolvimento da academia nas ações do projeto, pois permite aos alunos compreenderem a realidade do campo e desenvolverem habilidades práticas, tornando-se profissionais mais preparados para enfrentar os desafios do setor agropecuário”. 

 

REPARA

O fomento do Projeto Repara é de emenda parlamentar do Deputado Thiago Flores, totalizando R$ 4.700.000,00, que serão prioritariamente convertidos em investimentos ao Campus Ariquemes, sendo prestados serviços de extensão, recuperação de pastagem degradada, que incluem: serviços de mecanização do solo, fornecimento de insumos agrícolas e atendimentos de assistência técnica. Na proposta, serão promovidas ainda capacitações contínuas sobre manejo de forragem, conservação de pastagens e técnicas de monitoramento do vigor forrageiro. E medidas de comunicação serão implementadas para garantir que os produtores recebam orientações e atualizações regulares sobre o manejo de suas pastagens.

Com atuação inicialmente prevista para os próximos três anos, a seleção dos produtores será por edital, considerando pequenos produtores rurais com área de pastagem com algum nível de prejuízo à produção de forragem. 

O Repara atuará em 40 propriedades rurais de pequeno porte, que funcionarão como URTs (Unidades de Referência Tecnológica). Além disso, outras propriedades serão beneficiadas com análises de solo, interpretação dos resultados e orientação técnica para a recuperação do vigor forrageiro, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), serviços de monitoramento do vigor forrageiro, pesagem de animais, entre outros. O acompanhamento será feito por servidores e alunos dos cursos técnico (Agropecuária) e superior (Agronomia) do IFRO. Essa colaboração proporcionará a oportunidade de aprofundamento de conhecimentos, além de fortalecer a aproximação entre a academia e os produtores rurais, estabelecendo um vínculo direto com o contexto local.  

 

Contextualização do projeto

Habitualmente, as pastagens brasileiras são exploradas de modo extrativista, utilizando-se da fertilidade natural dos solos e, à medida que a fertilidade diminui, o potencial produtivo reduz a capacidade de suporte animal da forrageira. Quase 116 milhões de hectares de pastagens plantadas estão comprometidas e, 32% do total estão na agricultura familiar. Em termos de número de estabelecimentos, do total de 524 mil estabelecimentos com pastagens em más condições, 401 mil (77%) são da agricultura familiar.

Pastagens plantadas em más condições são pastagens degradadas e tem reduzida capacidade de produzir forragem de qualidade e em quantidade para alimentar o rebanho, o que evidencia a desaceleração na taxa de crescimento da produção e compromete projeções futuras da pecuária bovina. Com abrangência de ação em propriedades rurais da Região do Vale do Jamari, a proposta tem por objetivo converter pastagens que estão com a capacidade produtiva comprometida em áreas produtivas, criar condições favoráveis ao desenvolvimento sustentável da agropecuária, aumentando a capacidade de suporte das pastagens, com incremento à produção animal (carne bovina e leite) e estreitar relações entre gerações do agro.

Portanto, a proposta visa recuperar e intensificar o uso de pastagens e gerar impactos sociais e econômicos positivos. Para isso, conhecimento técnico-científico e aspectos comportamentais serão considerados, visto que as transformações na atividade pecuária irão depender de adoção de tecnologias em áreas de pastagens degradadas e capacitar o produtor rural no processo de recuperação ou de conversão. Portanto, propõe-se atuar em propriedades rurais em que as pastagens estão com produção comprometida, e serão empregadas técnicas agronômicas, como manejo do solo-animal-planta e uso de nutrientes responsivos, investindo em nutrição mínima necessária para recuperação da fertilidade do solo, apoiados por orientação técnica-científica de profissionais e discentes dos cursos de nível médio e superior do segmento agrário ofertados pelo IFRO Campus Ariquemes.

Serão desenvolvidos projetos-piloto, seguindo processo de implementação de tecnologias em âmbito regional, com pequenos produtores que tenham potencial de adesão ao desenvolvimento sustentável da agropecuária, com foco na conversão de pastagens improdutivas. No curto prazo, serão necessários diagnósticos, comunicação, capacitação, transferência de tecnologia e assistência técnica. Ao construir o plano de ação e implementá-lo nas instâncias mais próximas da realidade do produtor, espera-se gerar maior participação e produzir ações mais adequadas à realidade local, melhorando a renda do produtor, atraindo ao setor produtivo os mais jovens, principalmente pelo emprego de tecnologias nas atividades rurais. 

  • Pasto_com_daninhas
  • Pasto_com_manejo_correto
  • Pasto_degradado
  • Pasto_rapado
  • Pasto_reformado
Fim do conteúdo da página