Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação apoia o desenvolvimento de atividades do Campus Ariquemes

Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2024, 15h17 | Última atualização em Quarta, 16 de Outubro de 2024, 15h17 | Acessos: 92

Campus Ariquemes 9O Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Depesp/IFRO), Campus Ariquemes, apoiou a participação do público interno em editais de projetos de pesquisa a serem executados no campus. Em todo o IFRO a missão é “promover educação profissional, científica e tecnológica de excelência, por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano, econômico, cultural, social e ambiental sustentável”.

“O desenvolvimento de projetos de pesquisa é essencial para despertar a vocação científica dos nossos jovens, além de contribuir para o desenvolvimento técnico-científico do Brasil e região”, ressalta a Chefe do Depesp/Ariquemes, Thassiane Telles Conde.

No apoio institucional ao desenvolvimento de atividades afins ao ensino, em especial às ações de pesquisa e inovação foram realizadas seleções para o novo ciclo de Projetos de Pesquisa (2024-2025), com os seguintes editais:  Edital nº 6/2024 – Programa Institucional de Pesquisa – Seleção de Projetos de Pesquisa e Concessão de Bolsas de Iniciação Científica; Edital nº 7/2024 – Programa Institucional de Pesquisa – Seleção de Projetos de Pesquisa e Concessão de Bolsas de Iniciação Tecnológica; Edital nº 8/2024 – Programa Institucional de Pesquisa – Renovação de Projetos de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica; Edital nº 10/2024 – Primeiros Projetos, com foco na Participação de Mulheres na Ciência.

“Dos 182 projetos de pesquisa contemplados em todos os campi, o IFRO Campus Ariquemes aprovou 43, ocupando a segunda colocação (empatado com Colorado do Oeste). Resultando em 59 bolsas para alunos, divididas entre Ensino Superior (R$700,00) e Ensino Médio (R$ 300,00). Essas bolsas contribuem para a permanência e continuação dos estudos, além de aguçar o senso crítico e investigativo dos alunos”, ressalta a Professora Thassiane.

Os editais e resultados estão disponíveis na página institucional do campus, sendo projetos com duração de 12 meses e início das atividades no último mês de setembro. “Dentre as novidades deste ano, foi o edital com foco na participação de mulheres na pesquisa, que concedeu aos pesquisadores um notebook para auxiliar o desenvolvimento das atividades, a entrega foi realizada no dia 14/10, pela Pró-Reitora de Pesquisa Xênia de Castro Barbosa”, conclui a Chefe do Depesp.

• Campus_Ariquemes_1
  • Campus_Ariquemes_2