IFRO Ariquemes potencializa rede Wi-fi do campus

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2024, 11h26 | Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2024, 16h45 | Acessos: 300

WI FI3O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, adquiriu 30 novos access points WiFi-6 de última geração e 8 switches de alta capacidade de tráfego para melhorar a conexão. Os equipamentos chegaram em maio de 2024, e o projeto foi finalizado em agosto de 2024.

A necessidade da ampliação se deu após o resultado de uma enquete aplicada em outubro de 2023 com o intuito de avaliar a qualidade do Wi-Fi nas salas de aulas, laboratórios, biblioteca, ambientes administrativos e áreas comuns. Além disso, foi possível sugerir locais que julgassem necessária a instalação ou a melhoria do acesso. Ao todo, 225 pessoas responderam a enquete, entre elas alunos.

Após a pesquisa e a chegada dos equipamentos, foi feito o mapeamento do cabeamento, estruturada a realização de site survey para dimensionamento da nova estrutura e a implantação de novos pontos de rede. Além da implantação de sistema inteligente de gerenciamento Wi-Fi e da implantação de sistema inteligente de monitoramento de equipamentos de rede.

O projeto foi concluído no final do mês de agosto de 2024, com as seguintes entregas: ampliação do acesso Wi-Fi nas salas de aula e laboratórios com um ponto de acesso Wi-Fi exclusivo para cada sala de aula; ativação de fibra óptica e ponto de acesso na quadra de esportes; ampliação de acesso nos alojamentos femininos e masculinos; ativação de fibra óptica e instalação de ponto de acesso na agroindústria; ampliações de acesso no refeitório, no bloco administrativo, nas áreas comuns, na bovinocultura, na mecanização, na horticultura; no laboratório de solos, no laboratório de produção vegetal, no laboratório de pesquisas agroambientais e nos ambientes das equipes terceirizadas.

O campus agora conta com um total de 65 pontos de acesso Wi-Fi  o dobro da capacidade anterior. Além disso, a tecnologia de gerenciamento atual provê inteligentes controles de qualidade e segurança na conexão, como a ativação do recurso de rede Mesh que provê ao usuário a mobilidade pelo campus sem perda de conexão. Através do monitoramento ativo implantado, com a conclusão do projeto, observou-se um aumento expressivo no número de dispositivos utilizando a rede, chegando a 900 conexões simultâneas.

“Ouvir a comunidade é essencial para que nossas ações, como agentes públicos, sejam ainda mais efetivas. Esta iniciativa será implantada de forma contínua na CGTI do campus a fim de que a evolução da qualidade do serviço prestado seja constante”, comenta Erlan Fonseca de Souza, Analista de Tecnologia da Informação.

• WI-FI3
  • na-biblioteca-como-voc-a