Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pesquisa de docente do Campus Ariquemes tem repercussão internacional

Publicado: Quinta, 08 de Agosto de 2024, 15h28 | Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2024, 16h12 | Acessos: 2299

Imagem CAMPUS AriquemesLinha de pesquisa na área de Estruturas de Madeiras, iniciada em 2021, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, tem destaque internacional. A proposta nasceu durante o pós-doutorado do Professor Herisson Ferreira dos Santos, no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (DECiv-UFSCar), e agora “já coloca, em 2024, o IFRO como uma das referências nacionais na área de pesquisa em produtos engenheirados à base de madeira”, explica o docente.

Conforme o docente do Campus Ariquemes, até o momento, os estudos na referida área já contam com aproximadamente 40 artigos qualis A, publicados em periódicos nacionais e internacionais, e cerca de 25 alunos pesquisadores iniciantes envolvidos. No dia 7/8/2024, uma pesquisa desenvolvida no IFRO Ariquemes, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, foi destacada no X (antigo Twitter), pela renomada Revista Internacional Forests. O artigo intitulado “Is Cross-Laminated Timber (CLT) a Wood Panel, a Building, or a Construction System? A Systematic Review on Its Functions, Characteristics, Performances, and Applications” foi selecionado na categoria “altamente acessados”. “O trabalho que foi publicado no ano de 2023 já possui quase 6 mil acessos, número altamente relevante, segundo pesquisadores que atuam na área de estruturas de madeiras”, explica Herisson Santos. Para acessar o artigo, clique neste link.

Estudiosos de todo o mundo têm contatado o professor para conhecer um pouco mais da pesquisa desenvolvida no estado de Rondônia. Ele também foi convidado para representar o Instituto Federal no “International ConfEx on Material Science and Engineering”, que será realizado ente os dias 26 e 28 de maio de 2025, em Milão, na Itália. O servidor ressalta o apoio institucional à pesquisa, “sobretudo por meio dos editais de iniciação e comunicação científica, os quais tem contribuído para elevar os trabalhos em estruturas de madeiras da instituição a um patamar de destaque no Brasil e em diversos países”. conclui.

Fim do conteúdo da página