Acadêmicos do IFRO participam da Feira do Agronegócio de Ariquemes (Agroari)

Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2024, 18h41 | Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2024, 18h45 | Acessos: 1062

Campus Ariquemes Agroari 2024 12

Estudantes dos cursos de Bacharelado em Agronomia, Licenciatura em Ciências Biológicas, e do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária, do Campus Ariquemes, participaram da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes. O evento ocorreu de 28 a 31 de julho, no Parque de Exposições do município.

A participação proporcionou um ambiente de aprendizagem para os estudantes, permitindo expor projetos e práticas desenvolvidas em sala de aula, e possibilitou interação entre o corpo acadêmico e os produtores rurais.

“A participação no evento traz visibilidade ao Instituto Federal de Rondônia. Além de cumprir sua missão de oferecer ensino de qualidade e prestar serviços à comunidade por meio dos resultados obtidos em suas práticas acadêmicas institucionais”, comenta Daniely Batista Alves Martines, professora integrante da comissão organizadora do evento.

Dentre as diversas temáticas abordadas no evento, o stand do IFRO Campus Ariquemes abordou as seguintes: Soluções de Baixo Custo para pecuária e períodos de Seca; Biologia no AGRO: Biologia de Animais peçonhentos e venenosos - importância ecológica e Prevenção de acidentes - Microbiologia; Projeto Fito no Campo; Plantio de Cacau e Café - Fertilidade e perfil do Solo; Tipos de cobertura do solo; Compostagem; Piscicultura; Irrigação.

Para Thaís Elizabete Brasil Ferreira, estudante do 3º período do curso de Ciências Biológicas, participar da Agroari foi uma experiência singular. Ela ressalta que “foi uma honra representar o meu curso na sua primeira participação na exposição. Pudemos repassar os conhecimentos obtidos em aula de forma prática e simples, com a exposição das 'Diversidades Biológicas'. A união dos docentes e discentes foi fundamental para o sucesso do evento”.

Evellin Fatel Figueira, do 1º período de Agronomia, destaca o valor do aprendizado obtido com a participação no evento. "A oportunidade de participar no desenvolvimento do evento, apresentar trabalhos e observar as atividades dos colegas proporcionou um aprendizado valioso sobre trabalho em equipe e organização de eventos. O feedback positivo dos visitantes foi extremamente gratificante e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a carreira em Agronomia", diz.

Camila Paixão da Costa, do 6º período de Agronomia, ressalta que o evento proporcionou a possibilidade não somente de fazer cursos, ouvir palestras, mas também de representar a instituição. “Acredito que a Agroari representa a possibilidade de discussão de temas relevantes como o agronegócio, a sustentabilidade, a inovação tecnológica. Também possibilita a nós acadêmicos a ampliação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, no sentido de agregar valor e conhecimento e capacitação profissional", elenca.

Sobre a Feira

A Feira do Agronegócio de Ariquemes foi realizada pela Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA) e ocorreu em conjunto com a 39° edição da Exposição Agropecuária e Comercial (Expoari). A feira tem o propósito de fomentar a economia rural com foco principal nos produtores da região do Vale o Jamari. Em 2024 a feira teve como tema “Agronegócio e Sustentabilidade”, e aconteceu de 28 a 31 de julho.

Organizada pela Prefeitura Municipal de Ariquemes, representada pela Secretaria Municipal de Agricultura e a Associação de Pecuaristas de Ariquemes, a Feira possibilita troca de experiências, e difusão de conhecimento tecnológico entre os diferentes agentes da área de ciências agrárias. O principal objetivo é o de estimular a produtividade sem perder o valor ecológico e de maneira socialmente justa. “O evento é uma oportunidade de os acadêmicos e alunos estarem em contato com a comunidade, expondo projetos e práticas aprendidas em sala de aula, com a difusão-participativa de conhecimento tecnológico do corpo acadêmico entre os produtores rurais, contribuindo para a formação profissional principalmente do corpo de estudantes dos cursos superiores do IFRO Campus Ariquemes, cumprindo assim função social no desenvolvimento rural do município de Ariquemes”, destaca Daniely Batista Alves Martines.

• Campus_Ariquemes_-_Agroari_-_2024_1
  • Campus_Ariquemes_-_Agroari_-_2024_10