Ariquemes realiza a 3ª edição da Semana Integrada de Agronomia e Agropecuária

Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2023, 13h48 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 13h48 | Acessos: 345

Ariquemes Siaagro 10O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, nos dias 16 e 17 de novembro, realizou a 3ª edição da Semana Integrada de Agronomia e Agropecuária (SIAAGRO). Participaram profissionais da educação, estudantes, empresários, empreendedores e demais membros da comunidade interessados na temática agro.

O evento tem por finalidade promover a difusão de tecnologias na área de Ciências Agrárias por meio da interação entre discentes do Curso de Agronomia e do Técnico em Agropecuária com docentes, técnicos, comunidade externa e profissionais dos diversos segmentos agropecuários do município e região. Em 2023, a SIAAGRO do Campus Ariquemes objetiva expandir o conhecimento sobre temas dos cursos, integrando a comunidade acadêmica, proporcionando um espaço de reflexão e compreensão à realidade dos profissionais, aproximando o estudante das vivências do mercado de trabalho, e também promovendo a divulgação do Instituto Federal de Rondônia para a comunidade externa.

Para a Chefe do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), Thassiane Teles Conde, “os eventos científicos organizados no IFRO buscam fomentar práticas empreendedoras, de desenvolvimento tecnológico e de inovação, tanto na comunidade acadêmica quanto na comunidade externa, com integração entre ensino, pesquisa e extensão. Principalmente eventos como a III Semana Integrada de Agronomia e Agropecuária, que traz conhecimento, discussões e inovações para o setor agropecuário, que possui destaque na nossa região, economicamente e culturalmente”.

A Presidente da Comissão Organizadora, Luciane da Cunha Codognoto, diz que a III SIAAGRO foi um “momento singular de apresentar à comunidade (servidores e alunos) as oportunidades e diversidades de conhecimentos e informações dos seguimentos do ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos no campus. As propostas visaram à aplicação de conceitos teóricos, práticos e tecnológicos, proporcionando direcionamento profissional e pessoal de nosso público alvo: os alunos”.

Acadêmico do 7° período do Curso de Agronomia, Lucas Sobral acredita que “o evento traz maior visibilidade para campus, principalmente para o Curso de Agronomia devido ao fluxo de pessoas fora da instituição que participam e conhecem o campus, curso, acadêmicos e alunos. Além disso, para os acadêmicos traz maior visibilidade para o mercado de trabalho e conhecimento técnico, além de propiciar a interação entre os acadêmicos de Agronomia”.

20ª SNCT

A 3ª edição da Semana Integrada de Agronomia e Agropecuária (SIAAGRO) é um evento vinculado à 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que traz como tema “Inovação e Tecnologia ao Alcance de Todos”. Nos dois dias de programação (16 e 17/11) foram realizadas diversas atividades, como palestras, mesas redondas, minicursos entre outras. A palestra de abertura foi “Inovação Tecnológica nos Sistemas de Produção Agropecuária”, com o Professor do IFRO Calama, Kaio Alexandre. A segunda palestra abordou os “Profissionais do Futuro: Desafios e oportunidades”, ministrada por Mariana Zamparoni.

A mesa redonda falou sobre “Agrônomos em formação possibilidades, oportunidades e desafios”. Também houve apresentação da Empresa Júnior de Agronomia do IFRO Campus Ariquemes – Jamari Jr – Consultoria Agropecuária, semeando inovações, colhendo resultados. Entre os minicursos realizados estavam análise de semente; pulverização agrícola com drone; BRS Capiaçu: cultivo e uso; interpretação de análise de solo e recomendação; cultivo hidropônico de hortaliças; a importância da nutrição mineral associada ao uso de fungicidas para controle de doenças em soja; nutrição de bovinos de corte a pasto e confinamento; qualidade de água para piscicultura: calagem e adubação; insumos biológicos; cooperativismo de crédito e financiamentos rurais; e inseminação artificial. Ainda ocorreram a mostra científica e ações do Projeto Giro IFRO. Na palestra de encerramento o tema foi “Sistemas Integrados de produção e conhecimento”.

Os organizadores destacam que neste ano os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia completam 15 anos de existência. Criados pela Lei nº 11.892, de 29 dezembro de 2008, quando o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Integrado a esta grande Rede, o IFRO trabalha e colabora com o progresso do Estado de Rondônia e do país, promovendo educação profissional, científica e tecnológica de excelência, por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano, econômico, cultural, social e ambiental sustentável.

• Ariquemes-Siaagro_1
  • Ariquemes-Siaagro_10