Educação financeira tem programação durante a Feira de Estágio, Negócios e Empregabilidade do Campus Ariquemes

Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2023, 16h24 | Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2023, 16h24 | Acessos: 11668

Ariquemes8Duas formações foram realizadas durante a 8ª Feira de Estágio, Negócios e Empregabilidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes. Com os temas “Meu futuro financeiro” a palestra foi no dia 23 de outubro e no dia 24 foi a vez da oficina “Fazendo as pazes com as finanças”.

“O IFRO Campus Ariquemes mais uma vez não mediu esforços para promover um evento de vital importância para Ariquemes e região, em especial para a sua comunidade docente. A Feira atingiu o objetivo de contribuir com o crescimento social e intelectual de todos os seus participantes. Fazer parte de uma equipe vasta de profissionais que compartilharam seus conhecimentos foi uma grande honra para mim, que viso constantemente a disseminação da educação financeira de modo que isso contribua fortemente para a liberdade de escolhas e qualidade de vida das famílias e da sociedade como um todo”, diz a servidora Rozângela Gomes Ferreira.

A ação buscou gerar um ambiente em que o IFRO Ariquemes (discentes, docentes e técnicos), empresas, estudantes e a família, estreitem laços, promovendo oportunidades profissionais por meio de diálogo e exposições, onde os representantes de empresas públicas e privadas expuseram seus produtos ou serviços, assim possibilitando que os alunos também expusessem trabalhos produzidos em sala de aula na áreas de estágio, emprego e negócios.

Segundo Hidalgo Lopes Camargo da CIEEC/Ariquemes (Coordenação de Integração Escola, Empresa e Comunidade) a atividade mostra a importância da Educação Financeira para a comunidade interna e externa ao IFRO, como componente fundamental para a promoção da qualidade de vida.

“Desde criança somos ensinados que devemos estudar para ganhar dinheiro e realizar nossos sonhos. Investimos grande parte de nossas vidas nos preparando para isso e, erroneamente, não buscamos aprender maneiras corretas de como melhor usufruir do seu benefício. A falta de planejamento nesta área é um dos principais fatores que contribuem para o endividamento das famílias no país. A educação financeira surge como resposta para orientar a tomada de decisões, informando sobre serviços financeiros ofertados, necessidades e desejos de consumo, necessidades de poupança, financiamentos, juros, investimentos e rendimentos. Desta forma, promover a educação financeira de nossa comunidade é vital para o crescimento social de nossa comunidade e foi o que objetivamos com a oficina e a palestra ofertadas no evento”, finalizou.

• Ariquemes1
  • Ariquemes2