Aula de mecanização agrícola ensina técnicas a estudantes do Campus Ariquemes

Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2023, 17h44 | Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2023, 17h44 | Acessos: 17329

Ariquemes Mecanização 5Uma aula prática de mecanização agrícola foi ministrada para a turma C do 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes. Realizada no dia 31 de outubro, no setor de mecanização agrícola, a aula prática foi acompanhada pela Professora Ariana Ema, responsável pela disciplina, e conduzida pelo Técnico em Agropecuária, Tiago Luis Cipriani.

Os alunos participaram de uma prática denominada “Regulagem do Implemento Agrícola Distribuidor de Adubos Sólidos”. Durante a atividade, o Técnico em Agropecuária Tiago apresentou o implemento aos estudantes, destacando a importância da sua regulagem, ensinando como efetuar a regulagem e explicando os motivos pelos quais essa etapa é necessária. “O objetivo da aula foi instruir os alunos da Turma C do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária sobre a relevância da manutenção preventiva e ensinar como e por que regular o implemento agrícola distribuidor de adubos sólidos”, explica a docente.

Para a Professora Ariana, as ações dos Técnicos em Agropecuária no Departamento de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Diepe/IFRO/Ariquemes) desempenham um papel fundamental na assistência aos docentes das disciplinas profissionalizantes, como na aula prática mencionada anteriormente. “Os Técnicos em Agropecuária do Diepe Campus Ariquemes, contribuem significativamente para enriquecer a experiência educacional dos alunos, garantindo que as aulas práticas sejam bem conduzidas e que os estudantes adquiram as habilidades necessárias para se destacarem no campo da agropecuária”.

Tiago Cipriani explica que as atividades práticas proporcionam uma experiência de aprendizado mais envolvente e interativa, permitindo aos estudantes aplicar o conhecimento teórico na prática. “Isso torna o aprendizado mais significativo e estimulante, pois os alunos podem ver os resultados diretos de suas ações. As aulas práticas ajudam a consolidar o aprendizado e a desenvolver habilidades práticas, o que é essencial em cursos como o Técnico em Agropecuária. Portanto, a inclusão de aulas práticas contribui para a motivação e o sucesso dos alunos”, realça o Técnico em Agropecuária.

• Ariquemes-Mecanização_1
  • Ariquemes-Mecanização_2