Campus Ariquemes realiza a premiação do Projeto Jovem Empreendedor 2023

Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2023, 11h21 | Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2023, 11h21 | Acessos: 17737

Ariquemes Jovem10O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, premiou os destaques do Projeto Jovem Empreendedor 2023. Participaram estudantes de Cursos Técnicos em Alimentos e em Informática, com a presença da comunidade em geral interessados em ambas as áreas. A premiação foi no dia 31 de outubro de 2023, no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA).

Foram premiadas com troféus duas categorias: “Inovação na área de alimentos”, objetivando divulgar as práticas escolares executadas no Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio do IFRO Ariquemes. E ainda informar sobre as atribuições de um Técnico em Alimentos, demonstrar o processo de produção de alguns alimentos. A outra premiação foi a “Empreender para solucionar problemas”, na área de tecnologia e informática, com a finalidade de proporcionar oportunidades de desenvolvimento de um projeto de site ou aplicativo inovador considerando as características da sua formação em Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em Informática. Pretende também aplicar as técnicas inerentes à formação, fazer relação entre a teoria e a prática, desenvolver características empreendedoras, compreender as técnicas de planejamento e de controle, reconhecer competências relacionadas à gestão de pessoas, compreender o ambiente organizacional e de mercado.

Segundo o Professor da área de Alimentos, Rudimar Giordani Júnior, “o Projeto Jovem Empreendedor é uma iniciativa importante de incentivo e aprendizagem no desenvolvimento de práticas empreendedoras, colocando os estudantes em contato direto com ações de inovação e tecnologia que são empregadas aos processos produtivos, estimulando dessa forma, a criatividade, a criticidade e a cooperação”.

Na categoria “Inovação na área de alimentos”, o pódio ficou composto pelo 1º lugar: Açaí Time, que é uma barra feita de açaí e recheada com os sabores de maracujá ou chocolate meio amargo. “Feita propriamente para os que amam açaí”, segundo os criadores. Este produto tem como desenvolvedores os estudantes: Anna Clara Araújo, Ana Beatriz, Ágata, Thais Barreto, Luísa Bruneto e Rafael Alexandre.

No 2º lugar ficou o Jujubalá, que desenvolveu uma bala artesanal com sabores sortidos, incluindo coco, oreo, bis e cereja. O time desde o início criou uma identidade visual para a Jujubalá, com cores neutras e suaves. A divulgação foi realizada por meio de comentários e canais de comunicação como o Instagram. Após diversos testes, avaliações e aprendizados, o produto foi apresentado com sucesso na 8ª Feira de Estágio, Negócios e Empregabilidade do IFRO Campus Ariquemes. Os estudantes que integram o grupo responsável pelo produto são do Curso Técnico em Alimentos: Giovanna Siuta, Letícia Pires, Livia Rigo Gomes, Luiza Fernandes, Maria Luísa Motta, Mariana Costa.

Em terceiro 3º lugar: Geleia de kiwi com hortelã, cujo nome da empresa/marca é Doce Fruta. Trata-se de “um produto com o intuito de ser uma geleia doce e refrescante na medida certa, pensada em ser uma geleia diferente de todas as outras vistas no mercado”. Os desenvolvedores deste projeto são os estudantes: Natália O. Guimarães; Laryssa O. dos Reis; Maria Eduarda O. de Araújo; Dhienifer Albanes; Yasmin Sousa.

Já na categoria que contemplou projetos e produtos da área de tecnologia e informática, “Empreender para solucionar problemas”, o primeiro lugar ficou com Vertec, um projeto que surgiu para resolver problemas reais: a imprecisão e gastos excessivos dos sistemas de irrigação convencionais manuais, além da falta de informações em tempo real sobre as condições do solo, dificultando a tomada de decisões eficazes dos agricultores. Na nova era do agronegócio a busca é pela agricultura de precisão, e esse foi o foco dos estudos dos alunos: fomentar e desenvolver a tecnologia da informação no campo, objetivando maior produção, sustentabilidade e implementação da automação. O Vertec (Tecnologias Agrícolas) é protagonizado pelos estudantes do Curso Técnico em Informática, Anna Clara Queiroz, Carlos Vitor de Oliveira, Júlia Kristine Bernard e Sarah Vitória Kotesky, sob a orientação dos Professores Adriano Dantas, Andrey Alencar e Luciano Topolniak.

Em 2º lugar, Tech Flow, que busca criar soluções tecnológicas orientadas à automação, prezando pelo custo-benefício e pela viabilização da automação para toda a comunidade. A primeira solução desenvolvida (alimentador controlado remotamente) foi pensada buscando anular a necessidade de regular a alimentação dos animais, tanto animais domésticos quanto animais do campo, o ato de regular a alimentação traz inúmeros benefícios nos dois casos, porém o mais expressivo é em relação a saúde dos animais. Integram o grupo deste projeto os estudantes: Filipe Ribeiro, Bryan Fernando, Miguel Machado, Deoclides Welisson, Pedro Viana e Wendell de Laia.

E no 3º lugar ficou o Project Qtandi. A plataforma digital foi pensada em forma de aplicativo, em que os vendedores do comércio local podem cadastrar seus produtos. Os usuários se cadastram no aplicativo e compram esses produtos sem precisar sair de casa, facilitando assim o dia a dia, podendo comparar preços e escolher locais mais próximos a sua residência ou pedir um delivery do produto em sua casa. O objetivo do projeto Project Qtandi é “conectar os clientes às lojas locais em suas próprias cidades, proporcionando conveniência na aquisição de produtos e enfatizando a entrega rápida em até 24 horas”. Integram o grupo do projeto os estudantes: Josias Nicácio, Luiz Eduardo, Carlos Eduardo, Iago Maldonad, Geovana Lauer, Daniel Meireles, Alessandra Marthos, Hudson Gomes, sob a orientação dos docentes Andrey Alencar Quadros, Adriano Dantas e Luciano Topolniak.

• Ariquemes-Jovem1
  • Ariquemes-Jovem10