Com solenidade em Ariquemes, IFRO inicia período de posses de gestores
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) teve a primeira Solenidade de Recondução do Cargo de Diretor-Geral realizada nessa segunda-feira, dia 31 de julho. Ênio Gomes da Silva foi reconduzido para a Gestão 2023 – 2027 do Campus Ariquemes. A próxima solenidade será em Porto Velho, no dia 3 de agosto, com a posse dos cargos de Reitor e dos Diretores-Gerais dos Campi Porto Velho Calama e Porto Velho Zona Norte. A cerimônia oficial será no Auditório ALE-RO (Assembleia Legislativa de Rondônia), no Palácio Marechal Rondon. Av. Farquar, 2562, Bairro Olaria, Porto Velho-RO, às 16 horas.
Nacionalmente, a posse do Professor Moisés José Rosa Souza no cargo de Reitor do IFRO ocorreu no dia 5/7/23, em Brasília, no Ministério da Educação. Agora, será a posse local, no dia 3/8, quando se realiza a Solenidade de Posse da Gestão 2023 – 2027, mais a Solenidade de Posse do Diretor-Geral do Campus Porto Velho Zona Norte, Jeferson Cardoso da Silva, e a Solenidade de Recondução do Diretor-Geral do Campus Porto Velho Calama, Leonardo Pereira Leocádio.
Ariquemes
O local da solenidade dessa segunda foi no Refeitório do Campus Ariquemes, com a presença da comunidade interna e externa. Reconduzido ao cargo, Ênio Gomes da Silva relembrou da trajetória até chegar à direção-geral do campus, e falou dos desafios orçamentários e de gestão. “É um campus agrícola, como todos podem ver o tamanho desta unidade, e a grande dificuldade é o número de alunos. Como vamos manter viável para a nossa população”.
Com a criação da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em 29 de dezembro de 2008 (Lei 11.892), o Campus Ariquemes foi implantado e iniciou suas atividades em 2009, mediante a transferência, ao IFRO, da Escola Média de Agropecuária (Emarc) então subsidiada pela Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaureira (Ceplac). A área possui 300 hectares e o ambiente é apropriado à produção agropecuária e à instalação do agronegócio, haja vista a qualidade do solo, os índices de precipitação pluviométrica e as reservas naturais existentes.
O Diretor-Geral relembra o início da gestão em 2019: “Partimos de 350 alunos para mais de 3.500 alunos/ano, ao longo do nosso mandato, alcançamos mais de 15 mil matrículas”. Deste total, 10 mil matrículas são resultado do trabalho da área de extensão, além dos trabalhos realizados pelos demais setores, conforme enfatizado pelo Professor Ênio.
Atualmente o campus possui 143 profissionais, sendo 82 docentes e 61 técnicos administrativos que desenvolvem atividades de fomento ao ensino, pesquisa e extensão. O IFRO Ariquemes conta com um total de 932 alunos matriculados no sistema presencial, nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: Agropecuária; Alimentos; Manutenção e Suporte em Informática; Curso Subsequente de Aquicultura; e nas Graduações de Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Ciências Biológicas. Além dos ofertados via educação a distância e os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). O campus continua em processo de expansão de sua infraestrutura, de modo a atender a uma demanda crescente de alunos e a uma maior diversificação de seus cursos, inclusive na modalidade EaD.
Para o Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza, "a educação é o caminho de transformação social, não existe outro. E todos nós aqui somos responsáveis, servidores TAEs, servidores docentes, convidados e convidadas, todos nós somos responsáveis por esta educação que salva vidas, que leva para a sociedade profissionais humanizados capazes de transformar as suas vidas e as vidas daqueles que lhes são próximos. A Rede Federal é hoje composta por mais de 680 unidades, são mais de 1,6 milhão de alunos espalhados pelo Brasil afora, quando vemos este símbolo que está na camiseta dos nossos alunos, é uma marca muito forte. Se o IFRO hoje fosse um país, seria um país de primeiro mundo pela educação que oferta. Então, é preciso investir na educação. É preciso defender a UNIR, a educação pública de qualidade. É preciso defender o IFRO, sempre”. Para finalizar sua fala, Moisés Rosa mostrou que apoiando a gestão do professor Ênio está apoiando o trabalho dos docentes, dos TAEs e a formação dos alunos do Campus Ariquemes.
Representante dos estudantes, Nathalia Oliveira da Paz, afirmou esperar que a gestão continue alcançando as expectativas dos discentes. “Entendendo que nós alunos temos necessidades a serem atingidas, que é um caminho que caminhamos junto com a gestão. Para um campus excelente precisamos cobrar e apoiar a gestão, sempre. Exatamente isso que eu tenho feito, principalmente durante as eleições. E é importantíssima a participação de nós, alunos, em eventos como este, para saber o que está faltando, o que estão discutindo, para entender o que precisamos e cobrar”, discursou.
A Chefe do Departamento de Extensão (Depex/IFRO/Ariquemes), Agna Maria de Souza, mostrou ser um diferencial a extensão. “Onde tem um aluno IF nós temos transformação social, conhecimento, qualidade de vida e pessoas que estão envolvidas diretamente com o mundo do trabalho. No arranjo produtivo local, estão impulsionando a cadeia produtiva. Nós temos muitas coisas lindas feitas através da educação e do IFRO Campus Ariquemes, não somente no Vale do Jamari, mas fora dele também. Nós temos alcançado números, pessoas, vidas através dos nossos cursos”.
O Presidente da Câmara de Vereadores de Ariquemes, Renato Padeiro, ressaltou compreender a dificuldade que é administrar um órgão público, destacando os números de 143 servidores e mais de mil alunos no campus do IFRO. “Jovens estes que eu tenho a satisfação enorme de poder trabalhar também. Nós sabemos que trabalhar com jovens, neste momento dificultoso que estamos tendo, é um grande obstáculo para nós professores”. Completando sobre administrar a instituição pelos próximos quatro anos, ressaltou que a Câmara de Ariquemes continua sendo parceira e que inclusive é um órgão referência nacional com projeto que incluiu jovens na administração pública.
Em sua fala, o Superintendente Ceplac, Vanildo Rosas, abordou as carências da área educacional, solicitando apoio dos demais para a gestão que estava sendo reconduzida no campus. “Transferir cada vez mais esta tecnologia que nós temos hoje em Rondônia, de forma a ser difundida para todo o estado, que é rico e pujante na agricultura, mas ainda carece de mais tecnologia”, realçou.
Outros 6 campi
Na terceira semana de agosto, conforme calendário programado para as demais unidades, o Campus Colorado do Oeste tem cerimônia para a recondução do Professor Marcos Aurélio Anequine Macedo no dia 14/8/2023, às 9 horas, no Centro de Convenções do campus (Endereço: BR 435, km 63, Zona Rural, Colorado do Oeste-RO).
A Solenidade de Posse do Professor Rodrigo Alécio Stiz no Campus Vilhena será no dia seguinte, 15/8/2023, às 10 horas, na quadra de esportes da unidade (Rodovia BR 174, KM 3, nº 4334, Zona Urbana, Vilhena-RO).
As solenidades de Cacoal e Ji-Paraná ficaram marcadas para a data de 17/8/2023. De manhã (8h30), na quadra de esportes do Campus Cacoal, é a posse de Adilson Miranda de Almeida. E a partir das 16 horas, é a recondução ao cargo de Letícia Carvalho Pivetta, no auditório do Campus Ji-Paraná (Rua Rio Amazonas, n° 151 – Jardim dos Migrantes, Ji-Paraná-RO).
O Professor Renato Delmonico do Campus Jaru terá solenidade de posse dia 18/8/2023, às 9 horas, no Auditório da ACIJ/ Associação Comercial e Industrial Jaru (R. Florianópolis, 3039 - St. 2, Jaru-RO).
A última solenidade é a do Campus Guajará-Mirim, de posse da Professora Elaine Oliveira Costa de Carvalho. O evento será em 22/8/2023, às 16 horas, no hall de entrada do próprio IFRO Guajará-Mirim (Av. 15 de Novembro, 4849 - Bairro Planalto, Guajará-Mirim – RO).
Redes Sociais