Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Ariquemes participa do II Seminário Forcampo que discute ressignificação do ensino agrícola e melhorias didático-pedagógicas

Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2023, 09h52 | Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2023, 09h54 | Acessos: 133134

Abertura do EventoO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, esteve entre as unidades participantes do II Seminário Forcampo. O evento tem como tema “Desafios e possibilidades da gestão em rede”. O seminário é voltado para servidores dos campi agrícolas e/ou que ofertem cursos de educação do campo na Rede Federal. Realizado de 13 a 15 de junho de 2023, no Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB), e também foi transmitido ao vivo, de forma aberta e gratuita, pelo canal do YouTube.

O encontro é uma organização do Fórum de Educação do Campo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forcampo/Conif), com apoio do IFB e das secretarias ligadas ao Ministério da Educação (MEC): Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi).

Segundo a Professora Stéfanny Rochelly Klaus Sales Oliveira, da Coordenação de Pesquisa e Inovação (Depesp/IFRO/Ariquemes), o objetivo principal da participação foi a contribuição para a construção da Política de Ensino Agrícola e Educação do Campo da Rede Federal, por meio de estudos e debates nas dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, relacionando as com as especificidades das propostas político-pedagógicas dos campi, alinhando-as às perspectivas de crescimento e fortalecimento da política pública educacional de sustentabilidade do campo.

O Campus Ariquemes participou do evento sendo representado pela Professora Stéfanny, através de relatos de experiências em Ensino Agrícola e Educação do Campo nos eixos “Experiências pedagógicas no ensino agrícola e na educação do campo”; e “Pesquisa no campo como princípio educativo – inovação tecnológica”.  “O evento contribuiu para dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos em todo o país, sendo ainda um momento de troca de experiências e intercâmbio de práticas exitosas. O encontro possibilitou interação entre os participantes e a possibilidade de replicação das experiências”, avaliou a docente.

Conforme o Diretor-Geral do IFRO Campus Ariquemes, Ênio Gomes da Silva, “a participação de servidores é muito importante para nortear as discussões sobre caminhos efetivos de consolidação de políticas de ensino, pesquisa, extensão e gestão e que garantam a manutenção e desenvolvimento dos campi agrícolas”.

 

Forcampo

O Fórum de Educação do Campo (Forcampo) é um órgão de assessoramento do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica). É responsável pela discussão e elaboração de propostas de políticas sistêmicas vinculadas ao tema. Entre outras ações, os integrantes do Fórum discutem questões sobre estrutura das unidades agrícolas, incluindo recursos humanos e financeiros, a ressignificação do ensino agrícola e melhorias didático pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem voltadas à educação do campo.

Durante o evento, o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira, enfatizou ser “muito importante a realização desse trabalho em rede, ela possui uma grande capilaridade, precisamos realizar projetos em conjunto e envolver outros agentes do ensino técnico e profissional”.  

No primeiro dia do evento a mesa temática foi sobre “Educação do Campo e/ou Ensino Agrícola: caminhos históricos marcados por contradições, convergências e construção de novas identidades”. No segundo dia a programação contou com a apresentação de relatos de experiência abordando a estrutura física dos campi agrícolas como possibilidade de permanência e êxito; na sequência foi instaurada a mesa “Trabalho e Pesquisa como princípios educativos: práticas pedagógicas e curricularização da extensão nos campi agrícolas”. No terceiro dia, foram apresentados trabalhos de experiências em “Educação do Campo e Ensino Agrícola da Rede Federal”.

No dia das apresentações das Práticas de Ensino exitosas no Campo, também teve exposição sobre a representação feminina da Região Norte, uma vez que embora o trabalho no campo seja frequentemente associado à força física, o engajamento feminino, a dedicação e a perspicácia das mulheres é um diferencial nas atividades. E durante a solenidade de abertura, o anfitrião Nilton Cometti, Diretor-Geral do IFB Campus Planaltina, falou da alegria de receber a Rede Federal, na área em que a missão científica Cruls definiu, em 1892, onde seria construída a Capital do País.

O II Seminário Forcampo contou com representantes de todas as regiões do Brasil, discutindo o tema “Desafios e possibilidades da gestão em rede”. Segundo o Professor de Geografia do IFAM Campus Tabatinga, Luís Alberto Miranda Goveia, “o II Seminário FORCAMPO foi uma experiência única e muito enriquecedora para todos que participaram. Particularmente, pude conhecer mais das diversas ações desenvolvidas por gestores, docentes, TAEs e discentes na consolidação do projeto da Educação pública e de qualidade representada pelos Institutos Federais. Por fim, posso dizer que o evento foi inspirador para minha formação profissional, pois o compartilhamento das diferentes experiências da Educação do Campo e Ensino Agrícola permitiu visualizar que o ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica continuem para a transformação não somente dos discentes que são atendidos, mas de toda a comunidade onde os IFs estão localizados”.

  • Abertura_do_Evento
  • Mulheres_do_Norte
  • Professor_Luis_Fernando
  • Professora_Stéfanny_IFRO_Ariquemes
  • Representantes_de_toda_as_regiões_do_Brasil_participaram_do_evento
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.