NAPNE do Campus Ariquemes desenvolve atividades durante Semana de Educação para a Vida

Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2022, 18h17 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 18h17 | Acessos: 156681

Campus Ariquemes Palestra Setembro Amarelo

Na semana de 26 a 30 de setembro, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Ariquemes desenvolveu algumas atividades dentro da programação da Semana de Educação para a Vida. Durante o evento foram abordados vários temas.

No dia 26/09 a assistente social e coordenadora do NAPNE, Maria Ângela, se reuniu com os estudantes residentes para uma Roda de Conversa sobre Bullying e Relação Interpessoal. O servidor Édipo Pompeu, assistente de alunos, também contribuiu para a realização da ação.

Na terça-feira (27/09) a psicóloga Letícia Bezerra (convidada da psicóloga Bruna Borges que também faz parte da equipe do NAPNE) apresentou a palestra intitulada “Falando sobre Ansiedade e Depressão: o que tem o adolescente a ver com isso?”. A psicóloga enfatizou a importância das ações de prevenção ao suicídio e no final fez uma dinâmica com os estudantes mostrando que o pedido de socorro é muito importante para que a pessoa em situação de depressão receba ajuda. A profissional explicou também o porquê da campanha "Setembro Amarelo".

O dia 28/09 contou com Cine-Debate, organizado pela professora Érica Shoaba, pela pedagoga Silvana de Fátima e pelo professor Valmir Francisco, também membros atuantes do NAPNE. O filme exibido foi "Jeremias", drama cômico mexicano de 2015. Após a exibição foi discutido com os estudantes sobre a INCLUSÃO, destacando que apesar de o personagem do filme ser um garoto superdotado, também sofria discriminação e preconceito por ser diferente dos demais colegas.

Os acadêmicos do 8º Período do curso de Biologia também participaram das ações com seus relatos de experiências durante o estágio. A professora Maria Antônia, que esteve à frente da ação, convidou as demais turmas para apreciar. “Foi um momento muito gratificante para os acadêmicos e de muita aprendizagem para todos os presentes no evento”, destacou a docente.

Para encerrar a semana de atividades, “tivemos um relato de superação do aluno Júlio da APAE que, apesar de toda dificuldade encontrada, conseguiu terminar o Ensino Médio/EJA, faz parte da equipe de jogadores de bocha adaptada e ainda fez uma apresentação cultural linda, juntamente com a colega Amanda”, informou Maria Ângela.

A Diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Ângela Mantovani esclareceu sobre os atendimentos da instituição. A entidade atende 276 alunos com deficiências múltiplas e intelectual, com idade de 02 a 70 anos. Além da sala de aula, esses alunos recebem o atendimento de psicólogas, fonoaudiólogas, fisioterapeutas e assistentes sociais. “Foi um momento de muita emoção para todos os estudantes e servidores que apreciaram o evento”, finalizou Maria Ângela.

• Campus_Ariquemes_-_Cine_Debate
  • Campus_Ariquemes_-_Palestra_Setembro_Amarelo