Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Evento envolvendo o setor agropecuário acontece no Campus Ariquemes

Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2022, 16h58 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 17h00 | Acessos: 120445

27 9WorkshopAriquemes1 1O 1º Workshop de Integração Institucional, Desenvolvimento Rural, Estratégias, Levantamento do setor Agropecuário Regional/2022 foi realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes. O encontro ocorreu no Auditório do Museu do Campus Ariquemes, no dia 23/9/2022, organizado pelo Departamento de Extensão (Depex/IFRO/Ariquemes) e Departamento de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Diepe).

Foram convidadas instituições municipais, estaduais e federais, demais organizações públicas e privadas, produtores rurais, sindicato rural, associações rurais, empresas e acadêmicos. O encontro promoveu discussões sobre os impactos do setor agrário e sua cadeia produtiva no Vale do Jamari, além de ter apresentado ações realizadas que impulsionam o setor agrário e contribuem para formação de profissionais para atuar nos Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Segundo a Chefe do Depex, Agna Maria de Souza, foi realizada a apresentação das diversas ações extensionistas que fomentam os APLs no Vale do Jamari, bem como contribuem para colocar ao público externo e interno as novas instalações da bovinocultura do campus, e ainda reforçar ações do Empoderamento da Mulher.

“Fomentar esse debate entre instituições, órgãos governamentais, produtores rurais e as secretarias de agricultura dos municípios que compõem o Vale do Jamari, se torna imprescindível para intervenções nos APLs. Firmar parcerias institucionais para realização de transferências tecnológicas, impulsionar o setor e as cadeias produtivas na área da produção animal têm sido um dos nossos focos, ao lado do Departamento de Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Sendo que, na oferta do Curso de Inseminação Artificial, temos alcançado mais de 220 mulheres que têm modificado suas realidades com geração de renda e qualidade de vida ao transitar num ambiente predominantemente masculino”, realça a docente.

O evento contou com a participação de secretários de Agricultura de Ariquemes, Itapuã D’Oeste, Buritis, Monte Negro, Cacaulândia e Campo Novo, mais representantes da Sema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Fim do conteúdo da página