Prevenção às drogas é tema de projeto com acadêmicos do Campus Ariquemes

Publicado: Segunda, 30 de Mai de 2022, 10h18 | Última atualização em Segunda, 30 de Mai de 2022, 10h20 | Acessos: 45045

Projeto Ariquemes Escola Estadual8Acadêmicos do 7º período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, realizaram atividade externa de curricularização da disciplina de Direitos Humanos e Educação para a Diversidade, com o tema Prevenção às Drogas. Eles trabalharam com alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental II e Ensino Médio Anísio Teixeira, do município de Ariquemes.

Envolvendo todos os alunos do ensino médio da Escola Anísio Teixeira, no dia 25 de maio de 2022, o objetivo foi a redução dos problemas que envolvem drogas e adolescência. Após a volta presencial das aulas, o índice de alunos envolvidos com drogas no ambiente escolar tem crescido. Conforme a Professora do IFRO Campus Ariquemes, Maria Antônia Ramos Costa, esse é um conteúdo que faz parte da ementa da disciplina de Direitos Humanos e Educação para a Diversidade. Aliado a ser uma exigência a curricularização da extensão nos cursos de graduação do IFRO, a docente usou a temática para que fosse criada uma peça de teatro, e o roteiro encenou como os jovens começam a se envolver com esse mundo do vício.

Durante a dramatização, foram apresentados fotos reais do local onde os dependentes químicos vivem em Ariquemes, e no final foi apresentado um testemunho de uma pessoa que conseguiu se livrar do mundo das drogas. Salon Godoi Naves tem palestrado para algumas instituições na cidade, evidenciando o perigo que as drogas causam na vida dos indivíduos, e isso tem contribuído com a sensibilização em relação à prevenção.

“Primeiramente, o tema tem grande relevância, tendo em vista o grande crescimento de usuários de drogas entre os jovens estudantes. E para o Instituto, ao trabalhar em parceria com as escolas para desenvolver conteúdos que fazem parte do currículo do curso de Biologia. Além de trazer contribuição na sensibilização do tema para os alunos das escolas de modo geral”, ressalta Maria Antônia.

Junto com a professora, estavam envolvidos no projeto os acadêmicos Caroline Bispo dos Santos, Francieli Aparecida da Silva, Izabeli de Castro Lesbão, Léia Guedes Luciano, Maria Aparecida de Passos e Sara da Silva Xavier. Segundo o grupo, o teatro e o testemunho apresentados para os alunos tiveram grande impacto na comunidade escolar, sendo que a peça foi convidada para ser apresentada novamente com outras turmas da mesma escola, além de já ter apresentação agendada em outra escola.

“Drogas é um assunto emergente na nossa cidade, nós enquanto educadores e instituição se não realizarmos atividades externas dessa natureza iremos ver nossos jovens se afundado nesse mundo tenebroso das drogas cada vez mais cedo”, analisa a docente. Segundo ela, as drogas levam jovens a entrarem em um caminho que para muitos é sem volta, destruindo muitos lares: “por isso, cada vez que falarmos desse tema, pode ser que estamos levando sensibilização a esses jovens, e quem sabe evitar que muitos deles entrem para esse submundo”, finaliza Maria Antônia.

• Projeto_-_Ariquemes_-_Escola_Estadual1
  • Projeto_-_Ariquemes_-_Escola_Estadual2