Programa Famílias Fortes é iniciado em Ariquemes: familiares de alunos podem participar

Publicado: Sexta, 27 de Mai de 2022, 10h54 | Última atualização em Sexta, 27 de Mai de 2022, 10h54 | Acessos: 45250

Famílias Fortes em Ariquemes 1A primeira etapa do Programa Famílias Fortes foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, nos dias 20 e 21 de maio. Participam famílias dos alunos dos cursos integrais do próprio campus, envolvendo os estudantes, pais, mães, responsáveis, irmãos, crianças, avós e demais componentes dos núcleos familiares. E ainda há vagas para novos participantes. As próximas etapas acontecerão nos dias 04, 15 e 16 de junho e 23 e 30 de julho.

O curso está acontecendo nas dependências do IFRO Campus Ariquemes, realizado pelo Departamento de Extensão (Depex), com o apoio da Coordenação de Assistência ao Educando (Caed). Em Ariquemes, a Coordenadora do Programa é a Professora Andrirlei Santos de Sousa, com o apoio do Assistente Social Gutemberg Germano da Silva.

O Programa Famílias Fortes foi desenvolvido pela Escola de Saúde e Assistência Social da Universidade Oxford do Reino Unido. Em 2014, começou a ser aplicado em todo o Brasil. Atualmente o MMFDH (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) do Governo Federal vem apoiando a sua replicação em todo o país. O conteúdo do Programa baseia-se na premissa de que o jovem se sai melhor em seu desenvolvimento social, quando as famílias conseguem estabelecer limites e regras de convivência, e de expressar afeto e dar apoio adequado a eles.

A iniciativa visa o bem-estar dos membros da família a partir do fortalecimento dos vínculos familiares e do desenvolvimento de habilidades sociais. Ensina ainda a pais e jovens a desenvolverem maneiras eficazes de comunicação e relacionamento, orienta os jovens sobre como compreender e valorizar seus pais e ensina esses a lidarem com o estresse e a pressão de amigos. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (69) 2103-0126 ou ainda pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

No dia a dia da vida escolar, tem se observado haver uma grande necessidade de se desenvolver Programas que visem o fortalecimento dos vínculos familiares, a melhoria das relações entre pais e filhos, família e instituição de ensino e também a prevenção quanto ao uso de álcool e demais drogas, quer sejam aquelas consideradas lícitas ou ilícitas. A partir dessas compreensões, a Direção-Geral do IFRO Campus Ariquemes tem abraçado a ideia de realização do Programa Famílias Fortes no âmbito da instituição.

Entre os relatos dos participantes do primeiro encontro, está o da Marcia Iannes “grata a todos do IFRO por essa oportunidade única”, de Maria Aparecida Barbosa “somente gratidão a Deus por esse encontro maravilhoso com nossos filhos e família. Obrigado a todos!”, de Sueli Silva “muito grata por tudo, lindo, maravilhoso encontro”, e de Suse Poliana “obrigada por nos proporcionar esse momento tão especial”.

Podem participar dos encontros “todos os membros da família (que moram na mesma casa), tais como: pai, mãe, responsáveis, avôs e avós, irmãos, crianças etc. É muito importante que todos os membros da família participem, pois o nosso objetivo é fortalecer os vínculos familiares”, mostra o Coordenador da Caed/Ariquemes, Gutemberg Silva.

“Não perca esta grande oportunidade de ver a sua família mais feliz, mais harmonizada e com maiores possibilidades de alcançar seus sonhos! Ainda há tempo para participarem, basta acessar o link a seguir e fazer a inscrição de sua família e vir participar dos nossos encontros conforme as datas apresentadas. O curso é totalmente gratuito!”, convida o Coordenador.

• Famílias_Fortes_em_Ariquemes_1
  • Famílias_Fortes_em_Ariquemes_2

Para se inscrever, acesse este Link.