Campus Ariquemes realiza solenidade de abertura do curso de Tecnologia para Docência no Ensino Remoto

Publicado: Terça, 25 de Mai de 2021, 12h04 | Última atualização em Terça, 25 de Mai de 2021, 12h04 | Acessos: 192300

Aula Inaugural em Ariquemes 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, realizou a Aula Inaugural do Curso FIC (Formação Continuada) em Tecnologia para Docência no Ensino Remoto. Participaram da solenidade, na sexta-feira (21/05), autoridades profissionais da educação do IFRO e das prefeituras dos municípios de Ariquemes e Monte Negro, além dos mais de 500 cursistas, que são professores das duas redes municipais integrantes do projeto. Houve transmissão pelo YouTube oficial do Campus Ariquemes.

A Chefe do Departamento de Extensão (Depex/Campus Ariquemes), Agna Maria de Souza Coelho, explica que a proposta é promover transformações das práticas pedagógicas para intervir no processo da avaliação da aprendizagem, “entre o conteúdo ensinado e aprendido para os 508 docentes dos municípios de Ariquemes e Monte Negro – RO, que estão matriculados no Curso FIC em Formação Tecnológica Docente”. Ela diz que durante a solenidade da Aula Inaugural foi promovido um grande momento que carinhosamente chamado de “Cafezinho Virtual” com o convidado externo, Cipriano Luckesi.

“Tivemos a oportunidade de ‘degustar’ saberes e experiências na companhia de um dos mais notáveis educadores e pesquisadores brasileiros, Dr. Cipriano Luckesi, que nos brindou com a palestra intitulada: ‘Contexto virtual no processo de avaliação da aprendizagem’. Estamos levando conhecimentos e promovendo melhorias em âmbito educacional no Vale do Jamari. Somos parceiros. Somos IFRO”, ressalta Agna Coelho.

O IFRO trabalha e colabora com o progresso do estado de Rondônia, promovendo educação profissional, científica e tecnológica de excelência, por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano, econômico, cultural, social e ambiental sustentável.

FIC

O Curso de Formação Continuada em Tecnologia para Docência no Ensino Remoto é uma realização do Departamento de Extensão do IFRO Campus Ariquemes em parceria com as prefeituras dos municípios de Ariquemes e Monte Negro. Há ainda previsão de oferta de cursos de formação inicial e continuada também em outras áreas do conhecimento para a comunidade ariquemense, montenegrense e redondezas, por exemplo, nas áreas de linguagens, como Inglês e Espanhol, a serem ofertados pelo Centro de Idiomas do IFRO.

O objetivo do curso Tecnologia para Docência no Ensino Remoto é ofertar formação continuada em tecnologias para servidores públicos dos municípios parceiros para atuarem com os recursos tecnológicos voltados para o uso de ferramentas do Google. Entre cursistas dos municípios parceiros (Ariquemes e Monte Negro) são 508 matrículas. Na Aula Inaugural houve a apresentação de um vídeo institucional mostrando um pouco da estrutura do Campus Ariquemes. Os cursistas e público em geral puderam acompanhar ao vivo a transmissão pelo Canal do YouTube e participar por meio do chat, enviando comentários e perguntas.

Estiveram presentes autoridades das três instituições parceiras: o Diretor-Geral do Campus Ariquemes, Ênio Gomes da Silva; o Vice-Prefeito do Município de Ariquemes, Aner Gabriel Amaral da Rosa; o prefeito do município de Monte Negro, Ivair José Fernandes; a Chefe de Departamento de Extensão do Campus Ariquemes, Agna Maria de Souza Coelho; a Secretária de Educação do Município de Ariquemes, Elenice Salete Medeiros Piana; a Secretária de Educação do Município de Monte Negro, Gilvania Bergamo Moratto; a Diretora de Ensino do Município de Ariquemes, Cleuzeni Maria de Jesus; a Coordenadora Pedagógica do Município de Monte Negro, Romilda de Fátima Raymundo Almeida; a Coordenadora de Cursos de Formação Inicial e Continuada do Campus Ariquemes, Andrirlei Santos Sousa; e a Coordenadora do Curso de Formação em Tecnologia para Docência no Ensino Remoto, Eudoxia Lottie Silva Moura.

Palestra

A palestra da Aula Inaugural, intitulada “Contexto virtual no processo de avaliação da aprendizagem”, foi ministrada pelo Professor Cipriano Luckesi. A temática é importante para atualidade em que o uso das ferramentas tecnológicas passou a ser essencial.

Cipriano Luckesi é doutor em Educação: História, Política e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e professor aposentado da Faculdade de Filosofia, da Universidade Federal da Bahia. Seu atual campo de atuação abrange os seguintes temas: filosofia da educação, teoria do ensino, didática, educação e ludicidade e avaliação da aprendizagem escolar. Tem 14 livros publicados, além de artigos em revistas especializadas.

Para conferir como foi o evento e a palestra, clique AQUI.]

• Aula_Inaugural_em_Ariquemes_1
  • Aula_Inaugural_em_Ariquemes_10