Campus Ariquemes promove concurso de poemas e contos

Publicado: Quarta, 06 de Janeiro de 2021, 18h26 | Última atualização em Quarta, 06 de Janeiro de 2021, 18h26 | Acessos: 276420

Campus Ariquemes Concurso de Poemas e Contos O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, está com inscrições abertas para a 1ª Edição do Concurso Isolad@ Mente de Expressão Literária: Produção e Declamação de Poemas e Contos. Podem se inscrever até o dia 03 de fevereiro de 2021 membros da comunidade interna e externa de Ariquemes.

As inscrições devem ser realizadas através do seguinte link: https://forms.gle/UpjreyKXrjm2BXkr9. O Concurso está sendo promovido pelo Departamento de Extensão do Campus Ariquemes e tem por objetivos específicos intensificar o gênero poema e conto na produção textual, assim como a criatividade e a expressão de estudantes e outros em geral como processo de melhoria da leitura e da escrita; ampliar as oportunidades de expressão artística aos interessados na cidade de Ariquemes - Rondônia; oportunizar a expressão de vivências singulares; promover a difusão cultural da arte literária a partir da produção local contemporânea.

Os gêneros textuais exclusivamente aceitos são o poema, escrito em versos e o conto em prosa. As categorias de participantes são quatro: Categoria 01 - Poema: pessoas com idade entre 14 e 50 anos; Categoria 02 - Poema: pessoas com idade acima de 51 anos; Categoria 03 - Conto: pessoas com idade entre 14 e 50 anos; Categoria 04 - Conto: pessoas com idade acima de 51 anos.

A produção textual do poema (como domínio da produção escrita) e a declamação (como arte da expressão individual) constituem as duas partes de uma mesma unidade no processo de seleção, de modo que os pontos a serem alcançados (como recurso de avaliação) serão unificados entre as duas dimensões. Ou seja, uma Comissão Avaliadora pré-selecionará os cinco melhores textos para cada categoria de participantes que deverão, em seguida, enviar suas gravações para o link: https://forms.gle/KQx1HBJCKSH9sbve7. As 10 maiores pontuações gerais, serão premiadas e os vencedores deverão retirar seu prêmio no Campus Ariquemes.

Segundo a Coordenadora do concurso, professora Andrirlei Santos de Sousa, além de intensificar o gênero poema e conto na produção textual, o concurso oportuniza o registro de experiências de vida ocasionadas pela pandemia em 2020. “A história documentará os fatos ocorridos durante a pandemia, porém o I Concurso Isolad@ Mente registrará as experiências e vivências da alma humana durante esse período fatídico. Bom ou ruim, o isolamento trouxe muitas histórias marcantes. Faça história, mostre sua vivência. Participe! Você tem muito para mostrar!”, convida a docente.

Mais informações e o cronograma podem ser consultados no Edital: https://portal.ifro.edu.br/ariquemes/editais/extensao/10572-edital-n-43-2020-selecao-para-participacao-na-i-edicao-do-concurso-de-poemas-do-campus-ariquemes-isolad-mente.